Estratégias Diferenciadoras: Uma Alternativa para a Pequena Hotelaria
Autor: Carlos Alex de Cantuária Cypriano
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Nome do Curso: Curso de Mestrado em Administração
Orientador: Prof. Dr. Nelson de Oliveira Santos
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Pesquisa exploratória, de caráter qualitativa, sobre as alternativas estratégicas para a "pequena hotelaria". Apresenta referencial teórico sobre o fenômeno turístico e a hotelaria, a pequena empresa e a produção de serviços, o desenvolvimento econômico e os padrões concorrenciais. Investiga o funcionamento, organização e estratégias empresariais adotadas por três organizações do setor de hospedagem (duas de Salvador e uma da Ilha de Itaparica) com características e propostas empresarias distintas. Com base em entrevistas semi-estruturadas junto aos pequenos empreendedores e na vivência do pesquisador (observação "in loco"), descreve e discute os aspectos constitutivos, as singularidades e os elementos diferenciais dessas organizações. Conclui que parte do sucesso das empresas é evidenciado pela "história de suas vidas" em torno do conceito de hospitalidade praticada.
Redes Sociais