Reposicionamento do serviço do agente de viagens diante das tendências do mercado e visão catarinense
Autor: Carlos Alberto Tomelin
Instituição: Universidade do Vale do Itajaí
Nome do Curso: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Orientador: Prof. Dr. Mário Carlos Beni
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Pesquisa exploratória sobre o reposicionamento do agente de viagens diante das tendências do mercado na visão dos catarinenses. Apresenta a evolução histórica das agências de viagens, contextualizando as agências de viagens e turismo, através das tipologias das empresas envolvidas neste setor, com ênfase nos seguintes fenômenos: guerras de tarifas; desregulamentação do transporte aéreo; desvalorização cambial e dos sistemas de comunicação Internet e os Sistemas Globais de Reservas - GDS´S. Apresenta a evolução do perfil dos agentes de viagens, sua relação no mercado de viagens junto ao consumidor, o reenquadramento ao status de consultor e o conseqüente desafio de reposicionamento do serviço como forma de reintermediação pela cobrança de honorários por serviços prestados. Desenvolve pesquisa junto a agências de Santa Catarina através do instrumento medida de identificação e de atitude. Conclui que os agentes de viagens devam assumir a posição de uma postura de vanguarda pela busca de suas origens como consultores liberais do que agarrar-se "no sentido de salvar uma profissão abalada pelo sistema de viagem".
Redes Sociais