Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

B

BACIA HIDROGRÁFICA
Área de terra drenada por um determinado curso d'água e seus tributários, e que é limitada perifericamente pelos divisores de água.

BACIA VISUAL
Área a partir da qual um ponto ou conjunto de pontos é visível e, reciprocamente, área visível a partir de um ponto ou conjunto de pontos.

BACIA VISUAL
Bacia visual é a superfície a partir da qual um ponto ou conjunto de pontos é visível ou, de forma recíproca, é a superfície visível a partir de um ponto ou conjunto de pontos. A intervisibilidade inclui uma série de medidas que buscam classificar o território em função do grau de visibilidade recíproca entre todas as suas unidades.

BAGGAGE CLAIM
É o local onde chegam as malas no aeroporto.

BAIXADA
Zonas próximas ao mar, geralmente extensas de baixa altitude que também são chamadas de planícies.

BANCO
É uma elevação do fundo dos mares que aparece nas orlas costeiras e na foz dos rios, formada de materiais não rochosos e que oferecem perigo á navegação. Os bancos são constituídos de areia, carapaças de animais marinhos e material argiloso. Na época dos marés baixas os bancos, por estarem a baixas profundidades, ficam descobertos.

BARMAN / BARWOMAN
É o(a) funcionário(a) encarregado(a) de fazer coquetéis e preparar as bebidas no setor de A & B.

BARRA
Bancos de detritos carregados pelos rios e depositados na sua foz. Constituem também um perigoso obstáculo á navegação.

BARTENDER
É o funcionário encarregado de fazer coquetéis e preparar bebidas, de forma descontraída, atraindo a clientela para o bar.

BED & BREAKFAST
É o alojamento e café da manhã oferecido em residências familiares. Originário no Reino Unido, é muito freqüente nos países anglo-saxões do norte da Europa e também nos Estados Unidos. Na Alemanha, Suíça e Áustria utiliza-se a expressão Zimmerzu vermiten (quartos para alugar).

BELICHE
São camas superpostas, utilizadas em navios de passageiros para melhor aproveitamento de espaço das cabines. Posteriormente passou a ser utilizada em casas ou apartamentos de pequena dimensão, quando o espaço é pequeno para acomodar os componentes de uma família. Estrutura habitualmente utilizada nos Albergues da juventude e nos destinos turísticos de massa, para alojar o intenso turismo de fim-de-semana, de temporada e feriados. Regionalmente, no Brasil (Santos), denominados de "leitos aéreos", para fins estatísticos.

BELL CAPTAIN
É o chefe ou encarregado de mensageiros no hotel. Funcionário uniformizado, encontrado na frente dos hotéis, ocorre especialmente nos grandes estabelecimentos norte-americanos, onde também controla a entrada e saída de bagagens.

BELLBOY (MENSAGEIRO)
É assim denominado porque era através da campainha que costumava ser chamado pelo Bell Captam ou pelo recepcionista a fim de prestar serviços de transporte de bagagens ou entrega e envio de mensagens.

BERMUDA PLAN
É o quarto e american breakfast diários.

BIOCENOSE
Conjunto de seres vivos (animais, plantas e microorganismos) dentro de um mesmo ambiente (Biótopo) e em equilíbrio dinâmico. O mesmo que comunidade biológica ou biótica.

BIOCENTRISMO OU ECOCENTRISMO
De acordo com esta concepção "o mundo natural possui um valor em si mesmo, independente da utilidade que possa ter para os humanos" (DIEGUES, 1994). E a visão mais purista (preservacionista) da natureza pela qual o ambiente natural deve permanecer intocado e intocável no seu estado primitivo, sujeito apenas ao curso inexorável da evolução natural. As atividades humanas são, portanto, incompatíveis com este estado de preservação da natureza em nome da manutenção de seu equilíbrio ecológico. As escolas do pensamento ecológico que sustentam essa concepção são a Ecologia Profunda e a Ecologia Social, esta última incorporando também outras propostas de caráter utópico e anarquista.

BIODIVERSIDADE
Diversidade biológica. Riqueza de espécies e variação biológica em determinada área. Abrange todas as espécies de plantas, animais e microorganismos bem como os sistemas a que pertencem. A biodiversidade pode ser dividida em três categorias hierarquizadas: a) diversidade genética que se refere à variação de gens dentro das espécies; FLORESTAMENTO: Implantação de floresta em b) diversidade de espécies que se refere à variedade de espécies dentro de uma região; c) diversidade de ecossistemas que se refere à variedade de ecossistemas.

BIODIVERSIDADE / DIVERSIDADE BIOLÓGICA
São expressões relativas à quantidade e/ou variedade de espécies (fauna, flora, microorganismos, etc.) de um certo ecossistema ou de uma região.

BIOLOGIA
É a ciência dos seres vivos enquanto indivíduos ou espécies. Estuda as diferentes formas de vida e estruturas dos serem vivos, a função dos órgãos e das formas animais em relação ao tipo de ambiente, o modo de alimentação, reprodução e proteção das espécies e sua evolução biológica.

BIOMA
Amplo conjunto de ecossistemas terrestres caracterizados por tipos de vegetação fisionomicamente semelhantes. No Brasil, ocorrem os seguintes grandes bromas: Floresta Amazônica, Floresta Atlântica, Cerrado, Caatinga, Floresta de Araucária, Campos e Zonas de Transição (Pantanal, Zona Costeira). O termo bïoma é usado para denominar um grande sistema biológico ou ecossistema de proporções regionais e até sub-continentais (se caracteriza pela existência de um tipo). Os principais biomas do planeta estão assim representados: Parte terrestre-florestas, campos,savanas e desertos Parte aquática- ecossistemas de água doce (lagos, rios e alagados);ecossistemas marinhos (oceano aberto, águas costeiras e estuários)

BIOSFERA
Sistema integrado de organismos vivos e seus suportes, compreendendo a atmosfera circundante e o interior da terra onde possa existir qualquer forma de vida. Área de vida do planeta.

BIOTA
Conjunto de plantas e animais de uma determinada região ou província biogeográfica. Ex.: Brota Amazônica

BIÓTICO
Todo organismo natural vivo e seus processos vitais.

BIÓTOPO
Conjunto de características físicas e químicas de um mesmo ambiente. Representa os componentes abióticos do ecossistema tais como o ar, a luz, o calor, os ventos, o solo e a água. É a área ocupada pela biocenose.

BLOCKED SPACE (BLOQUEIO)
É a reserva garantida de quartos ou espaço em hotéis, restaurantes ou atrações, feita pelos fornecedores de serviços aos agentes de viagens ou operadores para revenda posterior.

BOARDING PASS
É o cartão de embarque distribuído aos passageiros de um avião após as formalidades de despacho (check-in).

BOLETIM DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA
É o documento preenchido mensalmente com os dados obtidos nas FNRHs e enviado para o órgão oficial de turismo do Estado.

BONNE MAIN
É o ancestral da gorjeta. Designação atribuída à gratificação dada por viajantes como agradecimento aos pequenos serviços prestados por carregadores.

BOOKING
É a promessa de acomodação em quarto, assento, lugar etc.

BOSQUE
É um arvoredo (agrupamento de árvores) compacto e denso e que ocupa uma pequena extensão com limites bem definidos. Pode possuir tanto um caráter de mata como de floresta, porém será sempre arbóreo (composto por árvores).

BRIGADA
É a equipe do setor de A & B, ou seja, garçons, cozinheiros, auxiliares, etc.

BRUNCH
É a designação norte-americana por um buffet servido entre as 12 e as 15 horas. Vocábulo composto pela associação das letras br (de Breakfast) e unch (de lunch). Serve sucos, leite, café, chás, frutas, bolos, tortas, pastas, geleias, pães e embutidos variados.

BUDGET (SIMPLES, CHAMADO, NO BRASIL, TAMBÉM, DE EXECUTIVO)
São unidades de acomodação desenvolvidas para viajantes de curta estada e baixo orçamento, oferecem apenas o básico. Não há amenidades caras como serviço de A & B, salas de reuniões, fitness centres ou outras áreas de recreação. Geralmente possuem 150 apar-tamentos ou menos e suas diárias são entre 25 e 50% mais baratas do que as dos hotéis médios (mid priced). Ex.: os hotéis Sol Inn, da rede Meliá.

BUSINESS HOTEL
É o hotel de serviço simplificado, destinado a estadas curtas e procurado especialmente por pessoas que têm de deslocares às cidades para tratar de negócios. Esse tipo de hotel surgiu inicialmente no Japão, com a redução dos serviços e do preço das tarifas. Derivou-se desse conceito o Hotel Cápsula - que surgiu em Tokyo, para alojar principalmente de 2a a 6a feira, o segmento de executivos médios, que usualmente levava quatro horas no transporte diário casa/trabalho/casa.

BÓIA-CROSS
É a expressão genérica utilizada para designar os instrumentos de planejamento para o uso de áreas naturais e urbanas, protegidas ou não por legislação, visando à manutenção de sua qualidade ambiental, pela minimização de impactos negativos. Em geral, leva em consideração o número de pessoas suportável pela área, num dado tempo, que não comprometa aspectos biofísicos e permita ao mesmo tempo uma experiência agradável aos visitantes (SÃO PAULO, s.d.). 2. É a medida que determina o número máximo de visitantes (por dia, mês e ano) que o meio ambiente de uma área consegue suportar ao nível de subsistência, pelos recursos ambientais disponíveis, sem que ocorram alterações nos meios físico e social.

Fim do conteúdo da página