Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

E

EARLY CHECK-IN
É a entrada na UH antes do horário determinado, sem cobrança adicional.

ECOLOGIA
1. Ciência que estuda as interações dos seres vivos entre si e com o ambiente onde vivem. 2. É uma nova dimensão da ciência biológica voltada ao estudo dos indivíduos em comunidades, integrados aos ambientes ou habitats. Preocupa-se com as relações de interdependência entre os indivíduos, suas comunidades e o ambiente onde vivem. 3. A palavra "Ecologia" etimologicamente deriva dos termos gregos oikos = casa e logos = estudo de, que aplicadas conjuntamente designam estudo da casa e, por extensão, estudo do meio ambiente. Modernamente toma-se ecologia como a ciência que estuda as características, o significado e a magnitude das relações entre os seres vivos e o meio abiótico que os envolve. A primeira citação do termo ecologia pelo biólogo alemão Ernest Haeckel foi em 1850. A adoção do termo se deu numa fase inicial do ecologismo com enfoque puramente ecológico, ou seja, referido aos seres vivos e os seus sistemas naturais. Atualmente é utilizado com dimensões culturais, políticas, sociais, entre outras.

ECOLOGIA HUMANA
Segundo a definição de MAUSS (1974) é o estudo da base material, geográfica, demográfica e instrumental de uma sociedade, ou seja, é o estudo da morfologia social dos grupos humanos, observando sua estrutura e desenvolvimento, bem como a adaptação ao meio ambiente existente.

ECONOMY
É o hotel econômico. Ex.: Days Inn, Super 8, Travel Lodge.

ECONOMY HOTEL
É um hotel turístico ou de segunda categoria, com poucos ou sem banheiros privativos e com serviços limitados.

ECOSOFIA
O conceito de ecosofza foi cunhado por GUATTARI (1995) para designar a articulação de caráter ético-político entre os três níveis de registros ecológicos, ou seja, o do meio ambiente propriamente dito, o das relações sociais e o da subj-atividade humana. O autor coloca a necessidade de se adotar essa forma de abordagem ecológica diante da complexidade e da problemática geradas pelas atividades humanas.

ECOSSISTEMA
1. Entende-se por ecossistema ou sistema ecológico qualquer unidade que inclua o relacionamento entre todos os organismos de uma determinada área - fauna, flora e os microorganismos - e o ambiente físico, levando-se em consideração os fatores de equilíbrio geológico, atmosférico, meteorológico e biológico. 2. conjunto dos elementos bióticos (fauna, flora, microorganismos, etc.) e abióticos (físicos, químicos, meteorológicos, etc.) presentes num ambiente determinado e com expansão definida, e dos relacionamentos entre tais elementos (SAO PAULO, s.d.).

ECOSSISTEMA
Comunidade biológica com seu ambiente, seus ciclos de energia e de alimentação. O ecossistema é a unidade funcional. básica na ecologia, pois inclui tanto os organismos quanto o meio abiótico, sendo que ambos se influenciam mutuamente numa relação de interdependência. Cada um desses fatores influencia as propriedades do outro, e cada um é necessário para a manutenção da vida como a conhecemos na terra. Dentro de uma área podem existir vários ecossistemas, portanto, não é correto falar, por exemplo, em ecossistema amazônico ou ecossistema litorâneo. São as comunidades biológicas e o seu ambiente, seus ciclos de energia e de alimentação. Um ecossistema pode ser estudado em troncos de árvores vivas ou mortas, em pequenas parcelas de solo orgânico, ou em grandes extensões territoriais em escala regional, neste caso recebendo a denominação de Bioma.

ECOTURISMO
Denominação dada ao deslocamento de pessoas a espaços naturais delimitados e protegidos pelo Estado, iniciativa privada ou controlados em parceria com associações locais e ONGs. Pressupõe sempre uma utilização controlada da área com planejamento de uso sustentável de seus recursos naturais e culturais, por meio de estudos de impacto ambiental, estimativas da capacidade de carga e suporte do local, monitoramento e avaliação constantes, com plano de manejo e sistema de gestão responsável. É claro que todas as atividades previstas no turismo ecológico podem, em geral, ser realizadas, desde que rigorosamente observadas as restrições de uso desses espaços. No Brasil, o ecoturismo, além de ser comumente confundido com o turismo ecológico, está até o momento circunscrito a poucos casos, levando em conta que as nossas áreas de conservação e proteção ambiental ainda não dispõem de uma política integrada e de um planejamento estratégico de uso e ocupação voltados especificamente para o turismo (BENI, 1999).

EDIFICAÇÃO
É um prédio tombado pelo IPHAN ou de significado histórico ou valor regional reconhecido.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Conferência Intergovernamental de TBILISI, em 1977, define que: "A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida".

EFEITO MULTIPLICADOR
É o fenômeno que consiste em transformar os resultados de uma realização em modelo aplicável a muitas outras situações ou realidades semelhantes.

ELEMENTOS DA PAISAGEM
São eles: Cor, Forma, Linha, Textura, Escala e Espaço.

EMISSIVO
Adjetivo relativo aos locais de onde partem os turistas ou aos serviços prestados por empresas aí instaladas (ex.: mercado emissivo) (SÃO PAULO, s.d.).

EMPRESA HOTELEIRA
É a pessoa jurídica que explora ou administra meio de hospedagem e que tem em seus objetivos sociais o exercício da atividade hoteleira.

EMPRESARIAL OU DE NEGÓCIOS
Deslocamentos de executivos e homens de negócios, portanto, turistas potenciais, que afluem aos grandes centros empresariais e cosmopolitas, a fim de efetuarem transações e atividades profissionais, comerciais e industriais, empregando seu tempo livre no consumo de recreação e entretenimento típicos desses grandes centros, incluindo-se também a freqüência a restaurantes com gastronomia típica e internacional.

ENCOSTA
Declive nos flancos de um morro, colina ou serra.

ENDOSSO
É a autorização dada por uma Cia. Aérea para que um bilhete emitido em seu nome possa ser utilizado para transporte em outra Cia. Transportadora.

ENDÊMICO
Grupo de animais ou de plantas nativas, restritos a uma determinada área geográfica ou a um ecossistema.

ENGLISH BREAKFAST
É a refeição matinal geralmente servida nas ilhas inglesas e Irlanda. Inclui, geralmente, cereal frio ou quente, ovos com bacon ou presunto, manteiga, geléia e uma bebida, geralmente chá.

ENSEADA E BAIA
São reentrâncias da costa onde o mar penetra para o interior do continente. No caso da baía a reentrância é maior e existem um estreitamento na sua entrada, tornando-a mais propícia à ancoragem de embarcações. No caso da enseada há também uma reentrância, porém, mais aberta e limitada nos seus extremos por costões, havendo uma penetração menor do mar em relação ao continente.

ENTORNO
São todas as circunstâncias de uma situação ou de uma região que se situa em torno de um determinado ponto. O conjunto de todos os elementos (área verde, construções vizinhas, anexas, etc.) que interferem na paisagem.

ENXOVAL
É o conjunto de toda a vestimenta do hotel. Ex.: lençol de casal, lençol de solteiro, sobre-lençol, fronha, cobertor, protetor de colchão, toalha de banho, de rosto, piso, toalha de mesa, cobre-mancha, guardanapo, etc.

EQUIPAMENTO URBANO
São edificações de utilidade pública para atender às funções de: a) Educação: escolas e universidade; b) Saúde: postos de saúde, clínicas, asilos, hospitais, etc.; c) Cultura: igrejas, bibliotecas, museus, teatros, centros de convenções, centros culturais, etc.; d) Transporte: terminais de transbordo (terminais de transporte urbano, rodoviárias, estações ferroviárias, portos e aeroportos); e) Comunicação: correios e postos telefônicos; f) Segurança Pública: postos policiais, presídios, corpo de bombeiros, etc.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS TURÍSTICOS
Representam o conjunto de edificações, de instalações e de serviços indispensáveis ao desenvolvimento da atividade turística. Compreendem os meios de hospedagem, os serviços de alimentação, o entretenimento e diversão, o agenciamento, os transportes, a locação de veículos, os eventos, os guias, a informação e outros serviços turísticos.

EROSÃO
São os vários processos de destruição das rochas e arraste dos solos realizados por agentes naturais. Segundo o agente erosivo a erosão pode ser: a) Hídrica, em que o processo de desagregação e transporte das partículas do solo ocorre por ação da água; b) Eólica, em que o processo de abrasão e arraste das partículas ocorre por ação do vento; c) Outros tipos (erosão marinha, erosão glacial).

ESCALA
É a relação existente entre o tamanho do objeto e o entorno onde está situado. O observador sempre estabelece a escala entre os objetos mediante comparação do seu tamanho com objetos de dimensões conhecidas. A apreciação da escala é alterada pela configuração do espaço externo - os espaços pequenos fazem com que os objetos neles situados pareçam maiores.

ESCALADA/ CLIMBING/ ALPINISMO
É a atividade esportiva praticada em rocha ou gelo, sem sentido de competição (SÃO PAULO, s.d.).

ESCARPA
Rampa ou aclive que aparece nas bordas das serras, planaltos e morros testemunhos, como resultado de processos tectônicos (movimentação da crosta terrestre) ou erosivos. Exemplos: chapadas do centro-oeste brasileiro.

ESPAÇO
E determinado pela organização tridimensional dos corpos sólidos e os espaços livres ou vazios da cena. A composição espacial dos elementos que integram a cena define diferentes tipos de paisagem: Paisagem panorâmica, paisagem fechada, paisagem focalizada e paisagem dominada.

ESPELEOLOGIA
É a visita/exploração de cavernas com ou sem finalidade de estudos dos ambientes subterrâneos (SÃO PAULO, s.d.).

ESPELEOLOGIA
Estudo de cavidades naturais subterrâneas como cavernas, grutas, abismos e fontes.

ESPÉCIE
É o conjunto de indivíduos semelhantes entre si e os seus ancestrais.

ESTRADA PARQUE
Tem por objetivo de manejo manter parte ou toda uma estrada ou rodovia e sua paisagem em estado natural ou semi-natural, proporcionando usos recreativo e educativo. O tamanho da área está relacionado á topografia e características da rede viária objeto de proteção.

ESTRATIFICAÇAO SOCIOECONOMICA DOS TURISTAS
O termo estratificação é aqui usado para designar as diversas categorias ou classes sociais e econômicas que participam da demanda por turismo. Essas diversas classes socioeconômicas comumente justapõem-se a semelhança da pirâmide social, propiciando, assim, a possibilidade de dividir essa demanda em estratos, adotando a terminologia já consagrada que a denomina simplesmente "Turismo".

ESTRATÉGIA
E a forma como se deve conduzir uma atividade, a fim de se alcançar satisfatoriamente os objetivos fixados e de se aproximar da situação desejada. Para a definição de uma estratégia devem ser analisadas e consideradas as várias alternativas possíveis.

ESTREITO
E a porção do mar entre duas costas não muito distantes. É também a designação para um desfiladeiro ou garganta ou de trechos de rios onde a sua largura se reduz drasticamente.

ESTRUTURAS E ELEMENTOS ARTIFICIAIS
São as estruturas espaciais criadas por diferentes tipos de uso do solo, ou construções diversas de caráter pontual, linear ou superficial.

ESTUDO DO MERCADO TURÍSTICO
É "(...) a pesquisa sistemática de todos os fatores que influenciam a escolha de determinada destinação e a venda de serviços aos turistas" (SCHMIDTHAUSER apud CONGRÉS DE L'AIEST).

ESTUDOS DO MEIO
São visitas com observados, explicar o sentido destes fatos fins claramente educacionais, realizadas em geral por público escolar (SÃO PAULO, s.d.).

ESTUÁRIO
Desaguadouro de um rio no oceano formando uma saída única sendo, geralmente, afetada pelas correntes marinhas, o que impede a acumulação de sedimentos e detritos como ocorre nos Deltas.

ETNIAS
São grupos de famílias de mesma descendência e tradição (afro, indígenas, asiáticos, etc.).

ETNOGRAFIA OU PESQUISA ETNO-ANTROPOLÓGICA
É a forma encontrada pelo antropólogo de coletar dados em um determinado campo ou localidade, obedecendo a alguns critérios específicos tais como uma prolongada familiaridade com um determinado grupo, região, uma comunidade política, lingüística ou residencial. Este tipo de pesquisa está inserida no contexto das pesquisas de ciências sociais, com abordagem qualitativa ou quanti-qualitativa. Passos da etnografia: elaboração do projeto de pesquisa, aplicação dos métodos e técnicas de coleta de informações antropológicos (pesquisa de campo, observação participante - domesticação teórica do olhar ou olhar etnográfico entrevista com apreensão dos idiomas culturais - escrever no diário de campo as impressões e a representação do que foi observado e ouvido), análise (conteúdo e discursos - tendências atuais) (BECKER, 1994) e a monografia que tem por finalidade descrever os fatos observados, explicar o sentido destes fatos á luz dos sujeitos pesquisados e interpretá-los observando o significado possível, de acordo com a literatura pertinente ao que foi investigado (Silva, 1999).

ETNOLOGIA OU ANTROPOLOGIA
O primeiro termo corresponde à forma tradicional francesa de estudar os grupos humanos, observando "a pluralidade irredutível das etnias, isto é, das culturas" (LAPLANTINE, 1997, p.25). O segundo (que é mais usado nos países anglo saxônicos), distingue a unidade do gênero humano. Ainda sobre Etnologia, LABURTHETOLRA & WARNIER (1997) a definem como sendo a síntese de estudos comparativos de sociedades consideradas tradicionais.

EUROPEAN PLAN
São acomodações hoteleiras sem refeições incluídas no preço do quarto.

EVENTOS PROMOCIONAIS
São shows, competições e acontecimentos de cunho cultural, festivais, exposições de arte, etc. alguns com dimensões que se tornam segmento expressivo em áreas em que são promovidos sistematicamente (EMBRATUR, s.d.).

EXCURSIONISTA
Também conhecido como "turista itinerante", excursionista é to pessoa que se desloca individualmente ou e grupo para local diferente de sua residência permanente, por período inferior a 24 horas, sem efetuar pernoite (EMBRATUR, 1992).

EXTRA
É o serviço complementar prestado na hotelaria, além do serviço usual de alojamento e alimentação. Geralmente, envolve telefonemas, bebidas, lavagem de roupas simples ou expressa, desembolsos de portaria para pequenas compras, etc. Geralmente, não estão incluídos nas despesas de viagem pagas pelas empresas.

EXTRATO DE CONTA
É a relação detalhada das despesas efetuadas pelo hóspede durante sua permanência no hotel.

EXÓTICO(A)
Espécie animal ou vegetal presente em uma determinada área geográfica da qual não é originária. É introduzida, geralmente, por intervenção do homem ou então por meios naturais.

 

 

 

Fim do conteúdo da página