Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

L

LAGOA
Superfície d'água de pequena extensão e profundidade.

LAGUNA
Depressão contendo água salgada ou salobra localizada em zonas costeiras que geralmente possui ligação com o oceano.

LAISSEZ-PASSER
É o ancestral do passaporte. Documento semelhante a um salvo conduto, emitido pelas autoridades, a favor das pessoas que, necessitando deslocar-se, eram obrigadas, por força do percurso, a atravessar linhas de fronteira. Também designavam os sinais ou marcas de giz, feitas nas bagagens de viajantes pelos conferentes dos postos alfandegários, que serviam de prova de que tais bagagens não continham artigos sujeitos ao pagamento de taxas aduaneiras.

LAPA (GROTA)
Cavernas horizontais com pequena extensão - até 50m (denominação mais utilizada no nordeste).

LATE CHECK-OUT
É a saída do hotel em horário posterior ao término da diária, sem pagar taxa adicional.

LATE CHECK-OUT
É a saída do hóspede da UH após o horário de vencimento da diária, sem cobrança adicional.

LAVANDERIA
É o departamento de um hotel, responsável pelo tratamento e manutenção (atividades de lavar, passar, costurar, etc.) das roupas de cama e mesa do próprio hotel, como das roupas pessoais dos hóspedes e dos uniformes de seu pessoal.

LAYOVER
É o passageiro de linha aérea, que recebe hospedagem quando ocorre algum problema, no solo, que impeça a aeronave de partir.

LAZER
1. É a "(...)situação de ter tempo á disposição, á liberdade e á oportunidade para se fazer outra coisa daquelas usuais: trabalhar, dormir e satisfazer as necessidades básicas" (CONGRÉS DE L'AIEST, 31°. 1981). 2. "... uma atividade voluntária, realizada no tempo livre, organizada para o atendimento de objetivos pessoais e sociais, incluindo a recuperação física e a integração social" (KELLY, 1982).

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
É o "conjunto de regulamentos jurídicos especificamente dirigidos ás atividades que afetam a qualidade do meio ambiente" (SHANE apud INTERIM MEKONG COMMITTEE, 1982 apud FEEMA, 1992).

LIMITANTE
Qualquer fator ambiental cuja presença, ausência ou abundância constitui-se na principal restrição da distribuição, da número ou das condições de um organismo.

LINHA
É o caminho real ou imaginário percebido pelo observador quando existem diferenças bruscas entre os elementos cor, forma e textura, ou quando os objetos se apresentam com uma seqüência unidirecional. A silhueta da terra contra o céu, a separação entre tipos de vegetação, cursos de água e estradas, se manifestam como linhas na paisagem. As linhas podem conduzir a visão do observador até certos objetos, criando pontos focais.

LITORAL
É a faixa de terra emersa, banhada pelo mar (GUERRA apud FEEMA, 1992). E toda a região que se situa entre a plataforma continental e as áreas sob influência da maré mais alta (mangue, bancos de espertina, praias, costões, estuários, etc. ACIESP, 1980 apud FEEMA, 1992).

LOBBY
É o espaço existente na entrada principal do hotel, onde se localiza o balcão de recepção e os acessos para as UHs e demais dependências do hotel.

LOC-RLOC ( LOCALIZADOR)
É o código de reserva para identificar a ficha e reserva de um passageiro pela Cia. Aérea ou hotéis informatizados.

LODGE
São meios de hospedagem ambientais ou ecológicas, geralmente localizadas em áreas de selva ou de atrativos naturais preservados. Denominavam-se assim, inicialmente, os meios de hospedagem construídos, na selva africana, para alojar os participantes dos safáris. Pode-se encontrar, hoje, além dos lodges de selva, e.g. os lodges de neve. Devem ser, preferencialmente erigidos com materiais ou métodos construtivos, característicos da região, com instalações simples, visando integrar seus usuários ao ambiente. Devem oferecer, além de suas instalações, outros serviços, próprios ou contratados, destinados a oferecer ao turista, a experiência total do produto turístico, envolvendo desde o agenciamento, transporte local, atendimento do receptivo, informações, hospedagem, alimentação e eventos programados.

LODGES
Não estabelecimentos de hospedagem, localizados em área de selva densa ou de outras belezas naturais conservadas, integrados à paisagem local sem qualquer interferência ao meio ambiente, situados distante de centros urbanos, com ausência ou dificuldades de acesso regular e de serviços públicos básicos; oferecem ao usuário instalações, equipamentos e serviços simplificados, próprios ou contratados, destinados ao transporte para o local, hospedagem, alimentação e programas voltados á integração com o meio ambiente e o seu aproveitamento turístico.

LONG STAY (VÁRIOS DIAS)
São os hotéis que têm cozinha bem equipada, serviço de compras, executive center, instalações para exercícios e esportes. Representam 1/3 das diárias nos EUA.

LUXO
Ex.: Ritz Carlton, Four Seasons, Hyatt, Marriot, Hilton.

Fim do conteúdo da página