Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Viagem só acompanhado
Início do conteúdo da página

Viagem só acompanhado

Turistas de Salvador devem fazer suas próximas viagens acompanhados, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. Levantamento informa, ainda, que soteropolitanos são os turistas que mais deverão optar por hotéis e pousadas

  • Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2016, 17h53
  • Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2016, 20h36

Por Carolina Valadares

 
Elevador Lacerda. Crédito: Bento Viana

Os soteropolitanos não gostam de viajar sozinhos. Essa é a constatação da pesquisa Sondagem do Consumidor, do Ministério do Turismo, que avalia a intenção de viagem em sete capitais brasileiras. Todos os entrevistados informaram que deverão realizar as próximas viagens acompanhados. O índice é o maior do Brasil e é 14% superior ao verificado em dezembro de 2014.

Entre as sete capitais monitoradas pelo estudo, os soteropolitanos são os que mais procuram hotéis para se hospedar (68%). Seguido das casas de parentes e amigos (19%), residências alugadas (6%) e em residências próprias (2%).

Os soteropolitanos apontaram também a maior preferência pelo avião como meio de transporte em relação as outras seis capitais. Cerca de 60% deles querem viajar pelos ares, em segundo lugar está a viagem de carro (39%) vão viajar de carro. Entre os entrevistados, ninguém citou o ônibus como opção de transporte para as próximas viagens.

SONDAGEM NACIONAL – De acordo com o estudo, os destinos nacionais lideram a intenção de viagem de 86,4% dos turistas brasileiros que demonstraram intenção de viajar nos próximos seis meses. O índice é o maior dos últimos 10 anos. Para os viajantes, as regiões Nordeste (36,9%) e Sudeste (36,8%) serão as mais procuradas, seguidas do Sul (17,3%), Centro-Oeste (6,4%) e Norte (2,6%).

Os turistas com até 35 anos são os que mais demonstraram interesse pelas belezas brasileiras, com 88,9% da intenção. Logo atrás aparecem os viajantes entre 35 e 60 anos (82,7%) e com mais de 60 anos (70%).

“O brasileiro está cada vez mais interessado em conhecer as belezas e encantos do nosso país e esse estudo comprova essa tendência que vem sendo liderada pelos os mais jovens. Eles estão redescobrindo o Brasil e isso deve ser celebrado ”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. 

ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Ouça áudio / download (mp3) em que o ministro Henrique Eduardo Alves incentiva a realização de viagens pelo país e frisa a importância econômica do turismo.

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página