Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Número de turistas em viagem pelo Brasil cresce em 2019
Início do conteúdo da página

Número de turistas em viagem pelo Brasil cresce em 2019

Foram 97,1 milhões de passageiros registrados no ano passado. Um crescimento de 1,8% segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil

  • Publicado: Terça, 28 de Janeiro de 2020, 15h34
  • Última atualização em Terça, 28 de Janeiro de 2020, 15h35

 

Por Cecília Melo

PR-Curitiba12.jpg

Turistas em Curitiba, no Paraná. Crédito: Arquivo MTur 

O turismo brasileiro segue em alta. De janeiro a dezembro de 2019, o número de desembarques nacionais nos aeroportos do país cresceu 1,8% em relação ao mesmo período de 2018. Foram 97,1 milhões de passageiros viajando no Brasil no ano passado, quase 2 milhões a mais que o registrado em 2018 (95,5 milhões). 

Os dados fazem parte de relatório mensal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O mês de dezembro também registrou alta com 9 milhões de passageiros, um crescimento de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2018.

Ao longo de 2019, dos 12 meses do ano, nove registraram crescimento no número de turistas em viagem pelo Brasil, com destaque para fevereiro que apresentou um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2018. Em seguida, os meses de outubro (4,8%), março (3,7%), novembro (2,9%) e setembro (2,4%) tiveram as maiores altas de 2019.

Em comemoração a mais um resultado positivo, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reitera que o ano de 2019 foi histórico para o turismo brasileiro. “2019 marcou o início de um árduo e constante trabalho para colocar o turismo no centro da agenda de desenvolvimento do país. O turismo é fundamental vetor da economia brasileira e vamos alcançar muito mais, junto ao governo federal sob a liderança do nosso presidente Jair Bolsonaro. Prova disso são as entregas feitas em um ano de gestão e os recordes que seguem sendo divulgados em todo o país”, destaca o ministro.

Álvaro Antônio ressalta ainda que melhorias na infraestrutura turística, na promoção dos destinos nacionais, na abertura de mercado e na atração de investimentos foram fundamentais para esse crescimento de turistas viajando pelo país.

Ações como o Programa Investe Turismo, que contempla 158 municípios em 30 rotas turísticas de todo o Brasil; o Plano de Desenvolvimento Turístico, que realiza diagnósticos para alavancar o desenvolvimento local de diversos destinos nacionais; bem como as obras de infraestrutura em todas as regiões do país são algumas das políticas que o Ministério do Turismo vem adotando desde o início de 2019 para fortalecer a oferta turística nacional.

Edição: Lívia Nascimento 

registrado em:
Fim do conteúdo da página