Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa do MTur aponta perspectiva dos meios de hospedagem até junho deste ano
Início do conteúdo da página

Pesquisa do MTur aponta perspectiva dos meios de hospedagem até junho deste ano

O levantamento destaca ainda o desempenho dos estabelecimentos no último trimestre de 2019

  • Publicado: Terça, 17 de Março de 2020, 16h06
  • Última atualização em Terça, 17 de Março de 2020, 16h08

 

Por Cecília Melo

21.11.2018_floripa-betogaravello.jpg

Cerca de 24,4% dos meios de hospedagem planejam aumentar o número de funcionários no primeiro semestre deste ano. Crédito: Beto Garavello/MTur

Mais de 70% dos empresários de meios de hospedagem no Brasil pretendem investir em seus empreendimentos até junho deste ano e 24,4% dos estabelecimentos planejam aumentar o número de funcionários. É o que afirma sondagem realizada pelo Ministério do Turismo, no mês de janeiro.

Em relação à demanda pelos serviços ofertados, 43,5% preveem crescimento no primeiro semestre, e 48,7% projetam alta no faturamento. A rentabilidade do setor também foi aferida: cerca de 40% dos empreendedores acreditam em um cenário de estabilidade no período. Quanto ao gasto de turistas, 35,7% dos consultados indicaram perspectiva de elevação até junho deste ano.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a sondagem confirma os resultados já conquistados na área, principalmente na geração de empregos e no incremento da oferta turística nacional. Álvaro Antônio reforça ainda a importância de pesquisas como essa no sentido de mensurar os resultados de políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal.

“Os indicadores demonstram o otimismo do setor hoteleiro em investir no turismo nacional. O segmento de hospedagem é de extrema relevância para o turismo e, por isso, funciona como um termômetro para medir o desempenho do setor como um todo. O aumento da geração de empregos já é realidade comprovada”, destaca o ministro.

DESEMPENHO - A sondagem também mapeou o desempenho dos meios de hospedagem avaliados no último trimestre de 2019. Mais de 37% tiveram aumento da demanda por serviços, e 40% indicaram alta no faturamento. O número de empregados também cresceu. Cerca de 25% dos empresários informaram alta no número de funcionários entre outubro, novembro e dezembro do ano passado.

PESQUISA - A Sondagem Empresarial dos Meios de Hospedagem no Brasil é promovida pela Subsecretaria de Inovação e Gestão do Conhecimento do MTur. São consultados empreendimentos de todos os portes, entre hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. O objetivo é medir a percepção dos empresários quanto à economia do turismo e, desta forma, orientar políticas públicas para o fomento do setor.

Ao todo, 693 empresários do ramo hoteleiro de todas as Unidades Federativas do Brasil responderam às perguntas durante o mês de janeiro de 2020. A pesquisa teve apoio das secretarias e órgãos estaduais de Turismo e de entidades representativas do segmento. Acesse AQUI a pesquisa na íntegra.

Edição: André Martins 

registrado em:
Fim do conteúdo da página