Marketing de Relacionamento - Uma Estratégia para a Indústria Hoteleira na Captação e Realização de Eventos - 2003
Autor: Luciana Freire de Lima Marinho
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Nome do Curso: Administração
Orientador: Benny Kramer Costa
Banca Examinadora: Benny Kramer Costa; Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre; Salomão Alencar de Farias
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Resumo:
Esta dissertação trata do marketing de relacionamento, como estratégia para indústria hoteleira na captação e realização de eventos. A pesquisa foi realizada em Fortaleza e Natal, tendo por objetivos: avaliar como os hotéis posicionam seu produto espaço para eventos, identificar as estratégias e os instrumentos de marketing de relacionamento utilizados pela hotelaria na captação e realização de eventos, e enquadrar as práticas de gestão de marketing de relacionamento listadas no referencial teórico. Configura-se como uma pesquisa exploratória descritiva, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada. O referencial de análise foi construído com base nas formulações teóricas de autores que trabalham a questão da estratégia do relacionamento e do marketing de relacionamento. A Análise dos dados permitiu compreender o marketing de relacionamento como elemento fundamental na obtenção de vantagem competitiva sustentável da empresa hoteleira na captação e realização de eventos. Apesar de que, dois hotéis, apenas, vêm aplicando o modelo com fundamentação teórica. Constatando-se, ainda, que os demais hotéis pesquisados apropriam-se de estratégias e instrumentos de marketing de relacionamento gerando uma vantagem competitiva momentânea. Palavras - chave: Estratégia de relacionamento; Marketing; Turismo
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