A Sustentabilidade de Empreendimentos Rurais: Um Estudo a partir da Implantação do Turismo no Estado de São Paulo - 2004
Autor: Márcio César Esteves
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Nome do Curso:
Orientador: José Flávio Diniz Nantes
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
O turismo rural surgiu no Brasil em meados da década de 1980, principalmente por ser uma forma de geração de receitas financeiras complementares e suplementares, tão necessárias às combalidas finanças das unidades de produção rural, em especial as de pequeno porte, como decorrência de uma série de fatores que acabavam por limitar a capacidade de retorno financeiro destas propriedades. Até meados da década de 1990 esta atividade ficou praticamente restrita a região sul do país, sobretudo o Estado de Santa Catarina, com poucas iniciativas fora desta região. Posteriormente ganhou uma nova dimensão, difundida por todo o país e com um número crescente de novas iniciativas. A questão básica que originou este trabalho é o estabelecimento de uma relação entre o desenvolvimento do turismo rural e o incremento de uma maior sustentabilidade das unidades de produção rural onde este se desenvolve. Esta maior sustentabilidade é reflexo das melhorias ambientais obtidas, geração de empregos e postos de trabalho, além do uso de novas ferramentas de gestão por parte dos empresários, em especial o planejamento. Apesar das inúmeras diferenças entre as unidades de produção rural, foram verificados traços comuns entre os empreendimentos e seus gestores, principalmente a capacidade de desenvolver negócios vencedores baseados, de um modo geral, nas mesmas premissas. Destaca-se a proteção ao meio ambiente após a implantação do turismo rural, verificada através de uma maior proteção de nascentes, matas ciliares, morros e outras formações, ampliação da área de cobertura vegetal natural e a diminuição dos impactos negativos que poderiam ser decorrência da atividade agrícola e pecuária. Na dimensão econômica é onde se pode verificar com mais clareza os benefícios da atividade, tais como a ampliação de receitas das UPR´s, os investimentos em infra-estrutura e uma grande satisfação com esta atividade, em função da maior geração de receitas e minimização dos problemas enfrentados com a sazonalidade típica da atividade agropecuária. Outra constatação residiu na ampliação da capacidade de gestão dos empresários, fazendo uso de mecanismos tais como o planejamento. No aspecto social foram verificados vários aspectos positivos, como a valorização da cultura rural, intercâmbio com os visitantes, bem como o envolvimento de toda a família em uma atividade que, antes de gerar recursos materiais, gera, no exercício da hospitalidade, uma grande satisfação pessoal, bem como a ampliação da auto-estima e do orgulho. Desta forma constatou-se que a implantação do turismo rural, quando devidamente planejada, torna a unidade de produção rural mais sustentável, através do incremento de melhorias relativas ao meioambiente, promoção da inclusão social, valorização da cultura local, geração de receitas extras e novos postos de trabalho. Todos estes fatores reunidos convergem para que realmente a unidade de produção rural seja mais sustentável, além de contribuir para a formação de comunidades sustentáveis.
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Planejamento Estratégico; Turismo Rural;
Gestão de Empreendimentos Rurais; Sustentabilidade
Redes Sociais