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<b>Autor: </b>Flavia Moura de Oliveira - <b>Instituição: </b>Universidade Federal de Minas Gerais

Espaço, lugar, identidade e urbanização: conceitos geográficos na abordagem do Turismo - 2006

Autor: Flavia Moura de Oliveira

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais

Nome do Curso: Geografia

Orientador: Geraldo Magela Costa

Banca Examinadora: Bernardo Machado Gontijo

Biblioteca Depositária:

Resumo:

O objetivo deste trabalho consiste em uma reflexão sobre a utilização de alguns conceitos caros à Geografia na abordagem e análise dos impactos socioespaciais da atividade turística. Trata-se, portanto, de um trabalho de revisão de bibliografia: no primeiro momento, a revisão da literatura selecionada sobre turismo; no segundo momento, a revisão de estudos de casos, que de alguma forma tem relação com a atividade turística e com os conceitos geográficos que norteiam este trabalho - espaço, lugar, identidade e urbanização; por último, a revisão dos conceitos propriamente ditos, com base em reflexões de autores consagrados da Gegorafia. Dessa forma, este é um trabalho de natureza peculiar, uma vez que as contribuições da autora se concentram no estabelecimento de um diálogo e do confronto entre alguns autores, com base na forma como eles entendem o significado dos conceitos geográficos e a forma como os utilizam ou poderiam utilizar na literatura sobre Turismo, especialmente na relação turismo e espaço. Os resultados alcançados permitiram compreender como o fenômeno da globalização vem influenciando a reformulação destes conceitos, especialmente lugar e identidade, através da ligação, cada vez mais forte, que se estabelece entre o global e o local, o mundo e o lugar, suscitando polítcas urbanas que alteram o processo de urbanização e propõem novas formas de apropriação e consumo do espaço e mercantilização das cidades, da cultura e das paisagens.

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