Turismo social: uma compreensão mais adequada deste fenômeno e sua implicação prática na realidade a
Autor: Marcelo Vilela Almeida
Instituição: Universidade de São Paulo
Nome do Curso: Mestrado em Ciências da Comunicação
Orientador: Prof. Dr. Mário Carlos Beni
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Pesquisa exploratória que apresenta uma reflexão sobre o turismo social na atual conjectura socioeconômica mundial e brasileira, a partir da compreensão de seu significado teórico e prático. Baseia-se em levantamento, análise e sistematização das definições e variáveis que caracterizam esta forma de turismo. Apresenta como fio condutor uma visão diacrônica de suas definições e de suas práticas em alguns países, incluindo o Brasil, partindo das inter-relações que se estabeleceram entre o trabalho e os usos do tempo livre. Discorre sobre turismo social a partir do seu significado nos tempos atuais, da sua importância como elemento de construção da cidadania e da possível viabilização deste através do engajamento do "terceiro setor" na atividade turística no Brasil. Estabelece uma definição diante das definições díspares sobre o conceito de turismo social. Conclui propondo a transformação do turismo popular em social, com monitoramento, acompanhamento e educação dos turistas.
Redes Sociais