Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Dissertações > Fatores Condicionantes na Formação de Aglomerados no Turismo :Um Estudo da Perspectiva dos Empresários em Região do Litoral do Nordeste do Brasil - 2004
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>Giovani Rodrigues Júnior - <b>Instituição: </b>Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fatores Condicionantes na Formação de Aglomerados no Turismo :Um Estudo da Perspectiva dos Empresários em Região do Litoral do Nordeste do Brasil - 2004

Autor: Giovani Rodrigues Júnior

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nome do Curso:

Orientador: Maria do Socorro Gondim Teixeira

Banca Examinadora: Rubens Eugênio Barreto Ramos ; Francisco Correia de Oliveira

Biblioteca Depositária:

Resumo:

O turismo tem sido apresentando como uma alternativa de produção para determinadas regiões do País. Neste cenário, percebe-se que é necessário observar como cada localidade está situada para enfrentar o mundo globalizado e altamente competitivo. Este trabalho trata de uma pesquisa de campo junto aos empresários do litoral da Cidade de Parnamirim/RN. O principal objetivo da pesquisa foi analisar os fatores condicionantes na formação de aglomerados no turismo, na percepção dos empresários associados à Associação dos Empresários do Litoral de Parnamirim AELP, tendo como base as vantagens competitivas apresentadas no modelo de Porter, referente às condições dos fatores de produção; às condições da demanda; aos setores correlatos e de apoio; e à estratégia da empresa, estrutura e rivalidade. No tratamento estatístico, foram realizadas análise descritiva e análise cruzada. A pesquisa sugere a existência, segundo os líderes empresariais, de fatores determinantes geradores de vantagens competitivas, que integradas, podem reunir atributos que permitem a formação de um aglomerado turístico competitivo numa região do litoral do Nordeste do Brasil. A pesquisa também evidenciou uma forte dependência do empresariado das ações governamentais. Palavras-chave: Turismo, Aglomerado Turístico, Vantagens Competitivas e Estratégia

 

Fim do conteúdo da página