Caldas Novas (GO): turismo e fragmentação sócio -espacial (1970 -2005) - 2005
Autor: Olinda Mendes Borges
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Nome do Curso: Geografia
Orientador: Beatriz Ribeiro Soares
Banca Examinadora: Suely Regina Del Grossi
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo compreender os processos políticos, econômicos e sociais que influenciam a construção do espaço urbano de Caldas Novas (GO). A imagem paradisíaca impulsiona, na contemporaneidade, o turismo de lazer, com exploração de suas águas termais. Uma simbologia espacial reforça o discurso político do maior pólo turístico de Goiás e materializa a cidade que cresce a qualquer preço. O turismo, ao mesmo tempo em que abre postos de trabalho, segrega o lado feio da cidade: os pobres e suas habitações precárias. O turismo retalha a cidade e deixa-a a mercê da especulação imobiliária. Preparar a cidade para o turista impôs a Caldas Novas um padrão arquitetônico e urbanístico que acentuou as diferenças, reforçando as características de uma cidade segregada e fragmentada.
Redes Sociais