O Obongo Pro Surfismo 2005: Uma Pesquisa Científica com a Finalidade de Oferecer Subsídios para Planejamento do Turismo Esportivo em Florianópolis - 2006
Autor: Maurício Teixeira Ferro
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Nome do Curso: Administração
Orientador: Paulo Cesar da Cunha Maya
Banca Examinadora: Luiz Salgado Klaes
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo principal pesquisar o Onbongo Pro Surfing 2005, com a finalidade de verificar se o mesmo poderia servir como subsidio para esforços de planejamento do turismo esportivo na cidade de Florianópolis. Por se tratar do estudo de um evento integrante do circuito mundial de surfe profissional WQS, pode ser caracterizado como uma pesquisa exploratória realizada por intermédio de um estudo de caso. O universo de pesquisa é constituído de turistas os quais tiveram algum envolvimento direto com o evento, seja no papel de atletas competidores, staff técnico, profissionais de mídia e outras pessoas credenciadas formalmente junto ao evento e que possuíam alguma relação com o público mencionado anteriormente. A amostra de pesquisa se deu através de 68 observações, sendo que os dados foram obtidos por meio de instrumento estruturado de coleta de dados, o qual permitiu o alcance dos objetivos específicos propostos. Todas estas incursões junto ao público objeto da pesquisa permitiram confirmar a partir da maneira que foram estruturados os questionamentos, que da forma como se deu o evento, ou seja, sua abrangência e a repercussão decorrente disso, serve sim, como subsidio para atividades de planejamento do turismo esportivo em Florianópolis, uma vez que foram conhecidas características importantes do público, bem como preferências, níveis de satisfação e perfil sócio-econômico. Vislumbrando desdobramentos para esta dissertação, são oferecidas recomendações e sugestões para futuras pesquisas, pelo fato que estudos desta natureza ainda se mostram incipientes, porém relevantes para o incremento da atividade turística em Florianópolis. Palavras - chave: Comportamento do onsumidor, Marketing, Turismo
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