Estratégia Ambiental e Agências de Viagens e Turismo: Um Estudo Sobre a Importância de Práticas Ambientais na Escolha de um Pacote Turístico - 2006
Autor: Michele Galdino Câmara
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Nome do Curso: Engenharia de Produção
Orientador: Sérgio Marques Júnior
Banca Examinadora: Maristélio da Cruz Costa
Biblioteca Depositária:
Resumo:
O objetivo do trabalho foi investigar, a partir da visão dos agentes de viagens, a importância do emprego de práticas ambientais como fator de decisão de escolha de um pacote turístico. Para tanto foi estabelecida como população alvo, as agências de viagens e turismo filiadas a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, tendo como amostra os agentes de viagens brasileiros que exerciam a função na cidade de Natal em 2005. A seleção da amostra foi efetivada utilizando-se a técnica de amostragem aleatória simples. A quantidade de agentes efetivamente pesquisados foi de 150 agentes sendo distribuídos 150 questionários, com perguntas fechadas e abertas, aplicados durante o mês de novembro de 2005. Resultados mostraram grande variabilidade de respostas do entrevistado no que se refere à venda de pacote turísticos onde o cliente demonstra a preocupação ambiental com a qualidade ambiental do local. Através de análises de regressão múltipla, observou-se a existência de relação entre a venda de pacote turísticos onde o cliente demonstra a preocupação ambiental com a qualidade ambiental do local e a percepção da importância da existência de práticas ambientais no local como fator importante na decisão de compra de um pacote turístico. Palavras - chave: Turismo, Estratégia Ambiental, Agências de Viagens
Redes Sociais