Clusters e turismo de negócios e eventos na cidade de São Paulo: um estudo exploratório do setor hoteleiro na região da Avenida Paulista - 2005
Autor: Giszele Cristiane da Silva
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Nome do Curso: Administração
Orientador: Moacir de Miranda Oliveira Junior
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
O presente trabalho sonda o potencial para se estabelecer um cluster turístico de negócios na Avenida Paulista, região da cidade de São Paulo. Dessa forma, através de leituras acerca do cluster e de turismo buscou-se fundamentações para o objeto de pesquisa; quais empresas localizadas numa mesma região geográfica, presentes no mesmo mercado e para o mesmo segmento - neste caso o turismo de negócios -, poderiam atuar de forma integrada, fazendo uso da ;coopetição; como estratégia global para se alcançar a competitividade das empresas locais e, conseqüentemente; de todo o entorno, promovendo a integração de produção, distribuição e comércio e fatores externos de conhecimento e de tecnologia. Primeiramente as principais operadoras hoteleiras atuantes na região foram escolhidas, por entender que os principais agentes deste possível aglomerado são os hotéis de negócios. O segundo objeto de pesquisa, foram associações de classe e organizações do terceiro setor que atuam na região em parceria com os hotéis; e têm como objetivo a de formatar estratégias para o melhor desenvolvimento das empresas hoteleiras, de outras empresas que fazem parte da cadeia de valor da atividade turística e da sociedade como um todo. Uma pesquisa empírica foi conduzida e voltada para as principais operadoras hoteleiras da região, e também com uma entidade do setor de turismo e hotelaria. As amostras relacionadas às principais operadoras hoteleiras foram escolhidas e o estudo da empresa de consultoria BSH Travel Research apresentou, como base, lista das maiores operadoras hoteleiras que atuam na região da Avenida Paulista. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada, com as operadoras hoteleiras e entidades do setor. A conclusão final mostra a existência de um caminho para consórcio e daí subsidiar estudos e pesquisas referentes ao setor, formação e recrutamento de mão-de-obra qualificada e, ainda; de encontros mensais para a discussão de questões relacionadas ao desenvolvimento do mercado hoteleiro, como forma de cooperação para a aquisição de uma posição competitiva da região em relação aos concorrentes locais, regionais e internacionais. Entretanto, o estudo realizado permitiu concluir que há um longo caminho a se percorrer. Para a formação de um cluster avançado, com integração da massa crítica, rivalidade interna vigorosa sem restrições, criação de uma rede de sinergia que vise o desenvolvimento de estratégias conjuntas; será necessária uma mudança sócio-cultural no âmbito dos negócios, por parte das empresas privadas, órgãos públicos e associações, principais agentes da transformação da economia local. Percebeu-se que, embora grande parte dos entrevistados já tivesse noção sobre a estratégia de cluster como fonte de obtenção de vantagem competitiva na área de turismo; há ainda assim carência de conhecimento para se chegar às estratégias de formação do cluster turístico
Redes Sociais