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<b>Autor: </b>Aracelis Góis Morales - <b>Instituição: </b>Universidade Estadual de Santa Cruz

Atrativos Histórico-Culturais e Demanda por Turismo Doméstico no Brasil - 2004

Autor: Aracelis Góis Morales

Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz

Nome do Curso: Cultura & Turismo - Parceria UESC/UFBA

Orientador: José Roberto de Lima Andrade

Banca Examinadora: Hélio Estrela Barroco; José Roberto de Lima Andrade; Maria de Fátima Maia Ribeiro

Biblioteca Depositária:

Resumo:

O turismo é uma atividade com forte poder de valorização para a atividade cultural. a aliança do turismo com a cultura é uma maneira de as pessoas estarem cada vez mais próximas de suas origens culturais. sendo que, por meio dessa união, muitos patrimônios, museus, tradições culturais, folclóricas, podem ser valorizados e serem propícios ao desenvolvimento econômico de suas cidades e regiões. É notória a importância do turismo cultural em muitos países europeus e evidencia-se que o brasileiro está cada vez mais viajando por motivos histórico-culturais. Nesse contexto, ressalta-se a importância de pesquisas relacionadas a este tema. o presente trabalho tem como objetivo geral conhecer o perfil do turista doméstico brasileiro motivado por atrativos histórico-culturais no brasil, para que possa servir de referências para planejamentos estratégicos, necessários para o aumento da demanda desse segmento, o turismo cultural. para dar suporte à pesquisa, utilizam-se variáveis renda média, meio de transporte, meios de hospedagem, utilização de agência de viagens e gastos médios diários individuais. Quanto ao referencial teórico, debatem-se características gerais do turismo, turismo cultural, a importância da demanda turística, aspectos motivacionais e determinantes do turista e atrativos históricos e culturais. No que concerne aos procedimentos metodológicos, compreendem-se de estudos bibliográficos, análise de dados secundários, coletados principalmente na pesquisa da embratur/fipe (2002), passando depois para uma análise descritiva e interpretativa. Dentre os resultados verificados, pôde-se observar que o turista doméstico motivado por atrativos histórico-culturais apresenta um nível econômico de renda bastante satisfatório, hospeda-se em maior propensão nos hotéis de 4 a 5 estrelas, utiliza bastante o transporte aéreo e apresenta uma grande utilização das agências de viagens. Assim, é possível concluir que a demanda por atrativos histórico-culturais vem crescendo cada vez mais e deve ser merecedora de programas de marketing para uma demanda ainda maior num país com tantos atrativos histórico-culturais a serem explorados, podendo ser um propulsor de desenvolvimento econômico para muitas localidades. Palavras - chave: Turismo Cultural; Demanda Turística, Atrativos Histórico-Cultural

 

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