A Estratégia de Resorts como Impulsionador do Turismo na Bahia: Estudo de Caso do Complexo Costa do Sauípe - 2006
Autor: Patrícia Gomes Barbosa Lima
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Nome do Curso: Administração
Orientador: Marcus Alban Suarez
Banca Examinadora: Ernani Coelho Neto
Biblioteca Depositária:
Resumo:
A presente dissertação, realizada através de um estudo de caso, buscou avaliar os resultados empresariais auferidos pelo Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe, empreendimento inovador que pretendeu, à época da sua concepção, fincar a bandeira da Bahia e do Brasil no mapa do turismo internacional. A relevância da investigação comprova-se pela forte estratégia de atração de equipamentos hoteleiros de característica similar conduzida pelos órgãos baianos de fomento ao turismo, conjugada aos resultados do complexo, que se demonstraram na prática aquém das expectativas dos atores sociais atingidos por ele. A investigação conduzida foi dividida em quatro partes. A primeira buscou reconstruir a concepção do projeto, detalhando as informações disponíveis à época aos gestores do empreendimento, principalmente no que diz respeito à segmentação de mercado esperada, aos objetivos propostos para o empreendimento e ao posicionamento e estratégias mercadológicas planejadas para atingí-los. A segunda parte mapeou os resultados auferidos pelo complexo com base nos seus objetivos, resgatados na seção anterior. Adicionalmente foram apresentadas as reformulações estratégicas anunciadas a público em 2003. A terceira parte apresentou um comparativo entre os resultados e estratégias obtidos por Costa do Sauípe e pelo Praia do Forte Eco Resort, objeto escolhido pela sua proximidade física e similaridade da oferta, bem como pela sua longevidade e reconhecidos resultados positivos, ainda que sua operação tenha escala quase 5 vezes menor. Como resultado do estudo percebeu-se que os baixos resultados de Sauípe não podem ser imputados a um processo de planejamento equivocado, visto que a reorientação estratégica promovida pelos seus gestores em 2003 basicamente retomou os conceitos inicialmente propostos na sua concepção. A estratégia planejada, entretanto, não se traduziu em ação, pelo menos no que diz respeito à percepção do posicionamento da oferta em algumas das suas idéias essenciais: 1 – o empreendimento não foi percebido como uma experiência baiana; 2 – o lazer e diversão deixaram a desejar; 3 – o serviço foi um item mal avaliado pelos hóspedes. Do comparativo entre os empreendimentos pôde-se verificar que o Eco Resort teve maior sucesso em todos estes itens, bem como na manutenção de uma estratégia de diferenciação, conseguindo manter sua vantagem competitiva ao agregar continuamente valor aos hóspedes na busca da prática de preços premium. Palavras - chave: Costa do Sauípe; Hotelaria; Turismo.
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