A Comunicação das Organizações Turísticas no Processo de Construção da Imagem do Lugar : Estudo de Caso sobre Belo Horizonte - 2006
Autor: Marcelo Oliveira Alves da Cunha
Instituição: Centro Universitário UNA
Nome do Curso: Turismo e Meio Ambiente
Orientador: Marta Araújo Tavares Ferreira
Banca Examinadora: Isabel de Oliveira e Silva , Jair Guimarães Rangel , Marta Araújo Tavares Ferreira
Biblioteca Depositária:
Resumo:
O objetivo principal deste trabalho é conhecer e descrever como e com quais objetivos as organizações turísticas estão trabalhando a sua comunicação e o seu relacionamento com públicos específicos no processo de construção da imagem turística de Belo Horizonte, visando construir para a reflexão e a discussão sobre os processos de comunicação no desenvolvimento do turismo de uma forma geral. Para atingir esse objetivo foi realizada pesquisa bibliográfica e entrevistas com profissionais de Comunicação que atuam exclusivamente em organizações turísticas. Os resultados indicam que há planejamento na comunicação das organizações que atuam no setor em Belo Horizonte e que ela é feita em nível profissional. Porém, revelam que não há uso adequado das subáreas da Comunicação. A principal conseqüência é a falta de foco na construção de uma imagem específica. Isso acarreta para Belo Horizonte a projeção de diferentes imagens turísticas e traz resultados questionáveis para o desenvolvimento o turismo no local. Estimular a discussão sobre este tema é o que espera deste trabalho. Palavras - chave: Turismo; Comunicação Turística; Marketing Turístico.
Redes Sociais