O turismo rural da serra catarinense entre 1984-2001: da implementação à gestão dos empreendimentos com hospedagem como fator de desenvolvimento em fazendas produtivas - 2002
Autor: Maria de Lourdes Varela Binatti
Instituição: Universidade Vale do Itajaí
Nome do Curso: Turismo e Hotelaria
Orientador: Doris Van de Meene Ruschmann
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
A presente dissertação aborda a experiência de proprietários de áreas rurais, localizadas na serra catarinense, desde a implantação do turismo rural em 1984 até o ano de 2001. Os objetivos específicos do trabalho foram: identificar as práticas da gestão dos negócios turísticos, levantar o corpo funcional e as carências dos empreendimentos da amostra, descrever as características e necessidades quanto à qualificação dos funcionários das fazendas objetos do estudo de caso. A pesquisa utilizou uma combinação de investigação dos tipos exploratória e descritiva, e foi realizada em uma população composta de oito empreendimentos com hospedagem em fazendas produtivas, que desenvolvem atividades turísticas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, que agregam valor a produtos e serviços e promovem o património cultural e natural da comunidade. A investigação apresentou aspectos predominantes como: o produto ofertado surge da sensibilidade e criatividade, somado à integração do modo de produção, do ambiente natural, dos hábitos e costumes, ou da herança cultural de cada um; as fazendas centenárias pertencem às famílias há várias gerações e precisaram diversificar as atividades para aumentar sua renda; constituídas através de estruturas familiares, cujos proprietários dividem as responsabilidades entre si na administração dos negócios. O corpo funcional apresenta um quadro composto de empregados pen-nanentes e diaristas e todos participam da realização de todos os serviços. Os resultados deste estudo demonstram a necessidade de capacitação dos proprietários no sentido de passarem a utilizar as ferramentas oferecidas pela ciência da administração para a gestão dos negócios e dos serviços dos empreendimentos, assim como, para suprirem as carências das equipes de trabalho. As recomendações são pontuais, uma vez que a maior carência detectada foi na capacitação tanto dos empreendedores quanto da equipe de funcionários. A gestão deve ser centrada no seu capital humano, com uma política de cargos e salários formalmente descrita. Quanto aos colaboradores, verificou-se que necessitam, para a execução das tarefas inerentes aos serviços turísticos, de treinamento, qualificação e requalificação, como atividades voltadas às especificidades do corpo funcional dessas organizaçoes e, respeitando-se o nível de escolaridade e a herança cultural, deve-se buscar incorporar à qualificação a singularidade dos aspectos culturais formadores da personalidade da gente serrana de Santa Catarina.
Redes Sociais