Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Dissertações > Formação de Profissionais do Setor Receptivo em Hotelaria e os Saberes Essenciais para o Agir Competente: Estudo de Caso de um Hotel Escola - 2004
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>Antônio Iliseu Loures - <b>Instituição: </b>Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Formação de Profissionais do Setor Receptivo em Hotelaria e os Saberes Essenciais para o Agir Competente: Estudo de Caso de um Hotel Escola - 2004

Autor: Antônio Iliseu Loures

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Nome do Curso: Educação

Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi

Banca Examinadora: Clayde Regina Mendes; Mara Regina Lemes de Sordi; Waldemar Álvaro di Giacomo

Biblioteca Depositária:

Resumo:

O presente estudo, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores, avalia as contribuições dos saberes para o agir competente do profissional de hotelaria atuante no setor receptivo, bem como analisa em que medida o profissional da recepção está preparado para as exigências e desafios da área. Na busca de identificar quais saberes são essenciais para o agir competente, em especial, no setor receptivo, este trabalho constata que mais importante do que enumerá-los, será situá-los sem perder de vista sua dimensão teórico-prática, para, enfim, estabelecer a reconhecida e necessária relação entre ambas. De qualquer maneira, os saberes essenciais estão subsumidos ou diluídos no conjunto de capacidades de ação que exigem não apenas uma experiência profissional rica, mas também, uma experiência acadêmica consistente, uma formação superior. O ensino, neste caso, tem grandes desafios, entre os quais, unir significativamente os saberes do espaço da aula ao espaço profissional. Este estudo mostra a tensão de parte expressiva dos profissionais da área destacada entre a formação que gostariam de ter e a prática que têm e desenvolvem, insistentemente valorizada, priorizando o trato com as pessoas. O estudo referido foi realizado dentro de uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com profissionais do Grande Hotel São Pedro - Hotel Escola SENAC em razão, sobretudo, estar este hotel incluído entre os hotéis mais antigos e conceituados e ser lembrado como referência no campo educacional no setor de turismo e hotelaria na América Latina. Palavras - chave: Ensino em Hotelaria; Recepção; Agir Competente

Fim do conteúdo da página