Planejamento Estratégico no Ecoturismo - 2006
Autor: Gustavo Calixto Scoralick
Instituição: Centro Universitário UNA
Nome do Curso: Turismo e Meio Ambiente
Orientador: Wanyr Romero Ferreira
Banca Examinadora: Mauri Fortes, Wagner Moura Lamounier, Wanyr Romero Ferreira
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Muitas micro e pequenas do setor de turismo e, em particular, de ecoturismo no Brasil estão sendo implantadas sem um planejamento adequado. Umas das causas deste comportamento do pequeno empresário pode ser a deficiência de modelos de plano de empresas adaptados a este segmento empresarial. tendo como base o alto índice de falências das empresas em todas as atividades, este trabalho teve como objetivo demonstrar a importância de um planejamento estratégico de empresas de hospitalidade e turismo, com enfoque em empresas de ecoturismo, ressaltando pontos cruciais na elaboração de um plano de negócios. Apresentou-se uma revisão abrangente de técnicas de planejamento e administração estratégica, aplicadas ao setor turístico. Realizou-se uma pesquisa de campo entre os empresários do setor de ecoturismo de Minas Gerais, na qual se detectou que a maioria deles valoriza o plano de negócios. Apresentaram-se etapas de um plano de negócio ressaltando as particularidades do setor de ecoturismo, que enfrenta ameaças tais como, sazonalidade, mudanças climáticas, e os riscos de ultrapassar os limites considerados seguros para a própria sustentabilidade da atividade. O Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações. No Brasil, este setor ainda tem grande espaço para se expandir, apesar da concorrência e dos risos inerentes. Neste trabalho, ressalta-se a importância de um plano de negócios que permita ao empresário explorar de forma eficiente o mercado e garantir a sustentabilidade da empresa ea preservação do meio ambiente. Palavras - chave: Turismo, Desenvolvimento, Atrativos Naturais, Ecoturismo
Redes Sociais