Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Dissertações > Turismo Virtual na internet: Caracterização de sites brasileiros que divulgam o turismo. - 2005
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>Lígia Ghisi - <b>Instituição: </b>Universidade Vale do Itajaí

Turismo Virtual na internet: Caracterização de sites brasileiros que divulgam o turismo. - 2005

Autor: Lígia Ghisi

Instituição: Universidade Vale do Itajaí

Nome do Curso: Turismo

Orientador: Sandre Granzotto Macedo

Banca Examinadora: Anete Alberton

Biblioteca Depositária:

Resumo:

A barreira conceitual que caracteriza uma viagem ou um deslocamento é transposta, quando o cenário virtual é utilizado para disponibilizar as opções de turismo no ciberespaço. É um exercício multidisciplinar, tão atual e necessário para a compreensão das novas tendências frente às conquistas sociais e políticas, assim como para o crescimento econômico e a democratização da informação, que atinge o espaço geopolítico. O desenvolvimento das tecnologias e a dinâmica comportamental das pessoas fazem o turismo apresentar mais uma modalidade: o ;turismo virtual;. Um conceito novo para as duas áreas de conhecimento: turismo e tecnologia da informação. A aplicabilidade do ciberespaço e da Internet para as relações sociais e transações comerciais são largamente empregadas para projetar o turismo. A intangibilidade do turismo, prontamente, é adotada pela intangibilidade do cenário virtual, e através deste é possível transformar o turismo em um processo tangível, quando o produto se resume em informações. Este estudo objetiva analisar as configurações dos sites brasileiros sobre ;turismo virtual;, na busca de uma caracterização do ciberespaço que divulga o turismo. Para tanto, esta pesquisa adotou a multiplicidade da abordagem metodológica, utilizando um estágio exploratório para a qualificação dos dados e outro descritivo na quantificação dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa-diagnóstico que vai ao campo virtual, na Internet, para estabelecer um estudo que explora e descreve os sites investigados. O universo pesquisado foi identificado por meio de sistema de busca on-line mostrando 115 sites, para o qual utilizou-se um questionário tipo checklist para coleta dos dados, em tempo real, dados que foram analisados pela Análise Fatorial de Correspondência Múltipla e Análise de Agrupamentos Hierárquicos. Os resultados da pesquisa caracterizam o inventário dinâmico dos sites que apontam para cinco grupos distintos, com características baseadas nos conceitos de atmosfera interna e externa e hospitalidade e turismo virtual. Estas informações realçam a importância da divulgação do turismo na Internet e o quanto este ambiente ainda pode ser explorado.

Fim do conteúdo da página