Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Dissertações > Determinantes da Competitividade no Mercado Turístico : Estudo da Vantagem Comparativa em Águas de São Pedro -SP - 2004
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>Marta Poggi e Borges - <b>Instituição: </b>Universidade de São Paulo (USP)

Determinantes da Competitividade no Mercado Turístico : Estudo da Vantagem Comparativa em Águas de São Pedro -SP - 2004

Autor: Marta Poggi e Borges

Instituição: Universidade de São Paulo (USP)

Nome do Curso: Ciências da Comunicação

Orientador: Doris Van de Meene Ruschmann

Banca Examinadora: Américo Pellegrini Filho; Doris Van de Meene Ruschmann; Mariselma Ferreira Zaine

Biblioteca Depositária:

Resumo:

O crescimento do turismo nas últimas décadas e a criação de novos destinos e produtos para a demanda mais exigente acirraram a concorrência das destinações no mercado turístico. Baseando-se nos princípios da sustentabilidade, esta pesquisa teve como objetivo identificar se a vantagem comparativa de Águas de São Pedro - SP, composta por seus atrativos singulares, influi na competitividade no mercado turístico. Após revisão teórica sobre competitividade e sustentabilidade das destinações turísticas, partiu-se para a aplicação do modelo mais adequado nessa estância, escolhida em função de suas particularidades, tanto no que se refere ao diferencial de suas águas minerais e à qualidade do ar, quanto aos excelentes indicadores sociais, bem acima da média brasileira. Nesta fase, a pesquisa contou com a aplicação de questionários junto aos turistas e empresários, além de entrevistas com representantes do setor público. Resultados evidenciaram a percepção dos turistas em relação aos atributos exclusivos do destino, indicando a necessidade de sua exploração sustentável para atingir níveis mais competitivos. Assim, elaborou-se uma proposta para melhorar a competitividade da destinação frente a suas concorrentes. As destinações que não contam com atributos singulares devem utilizar a estratégia da diferenciação, orientando-se pela demanda na busca do oferecimento de experiências turísticas com alto valor agregado. Palavras - chave: Turismo, Mercado Turístico, Águas de São Pedro

Fim do conteúdo da página