Gestão Ambiental no Turismo: Um Estudo Sobre a Percepção do Turista com Relação à Importância de Práticas Ambientais em Hotéis - 2004
Autor: Ana Karla Pessoa Peixoto Bezerra
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Nome do Curso: Engenharia de Produção
Orientador: Sérgio Marques Júnior
Banca Examinadora: Karen Maria da Costa Matos; Sérgio Marques Júnior
Biblioteca Depositária:
Resumo:
A procura por um turismo sustentável vem crescendo no Brasil, constituindo-se uma tendência para o mercado turístico. Nesse contexto, a importância desta pesquisa é evidenciada com a necessidade de um planejamento turístico em localidades turísticas para o desenvolvimento da atividade com estratégias baseadas no interesse do público alvo que visita Natal. Sendo assim detectar tendências e estudar a percepção Ambiental do turista que visita Natal, nos concede a possibilidade de orientar os empresários e o governo no processo decisório para desenvolverem e explorarem um turismo ambiental como uma proposta promissora de uma nova tendência do mercado do turismo de Natal. A partir de dados coletados na cidade de Natal/RN, utilizou-se uma metodologia de pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo. A amostra foi obtida de 394 questionários, nos quais foram realizados: análises descritivas, análises de cluster e de qui-quadrado. Os resultados encontrados neste estudo indicam que existe um grupo de turistas interessados em um turismo sustentável, que demonstram um comportamento ambiental e um estilo de vida que busca o bem-estar. Palavras - chave: Gestão Ambiental; Turismo
Redes Sociais