Demanda Turística: Teoria e Prática. Universitários Paulistanos como Demanda Segmentada
Autor: Débora C. Braga
Instituição: Universidade de São Paulo
Nome do Curso: Mestrado em Ciências da Comunicação
Orientador: Profa. Dra. Olga Tulik
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Pesquisa explicativa que objetiva analisar metodologias de investigação da demanda turística e selecionar, entre elas, aquela mais adequada para estudo de um segmento específico em um núcleo emissor. A partir da análise de diversos conceitos e da avaliação de metodologias já utilizadas, chega-se ao método de segmentação a priori e à sua aplicação ao estudo junto a estudantes universitários da cidade de São Paulo. Contribui com um modelo adaptado à realidade brasileira, estabelecendo uma seqüência operacional para a aplicação do método escolhido. Demostra a possibilidade de investigar a demanda turística no próprio núcleo emissor e não apenas no receptor como é usual, resultando em detalhado material de caracterização do segmento, o que demonstra a viabilidade da utilização desse estudo no Turismo.
Redes Sociais