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<b>Autor: </b>Eduardo Hack Neto - <b>Instituição: </b>Universidade do Vale do Itajaí

Motivação de Viagem e Permanência dos Turistas no Destino Turístico Foz do Iguaçu e a Inserção da Comunidade local Frente à Atividade Turística - 2005

Autor: Eduardo Hack Neto

Instituição: Universidade do Vale do Itajaí

Nome do Curso:

Orientador:

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Resumo:

Muitas localidades têm na atividade turística sua principal fonte de renda, isto é o que alguns autores (VALLS 2003, LEMOS 2001, entre outros) chamam "turistização" das economias. Diversos estudos, como os da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, PARANÁTURISMO e EMBRATUR, dispõem em suas análises em nível local, regional ou nacional, e demonstram a dependência econômica deste destino quanto ao fluxo turístico. Desta forma, ressalta-se que o município de Foz do Iguaçu insere-se também no contexto da turistização de sua economia, já que tem neste fenômeno sua principal fonte de renda (ACIFI 2002). O destino turístico Foz do Iguaçu possui posição geográfica singular e estratégica, capacidade turística, apresentada por seus atrativos turísticos, destacando-se as Cataratas do Iguaçu e Usina de Itaipu, e a ampla capacidade de carga turística, com infra-estrutura urbana e turística relevantes. Não obstante, a ampla gama de recursos, Foz do Iguaçu possui baixa taxa de permanência dos turistas na localidade. Frente à importância destacada do turismo para este destino, enquanto possibilitador da melhoria da qualidade de vida da população local, o presente projeto tem por objetivo principal a investigação dos fatores que influenciam na determinação do tempo de permanência do turista nesta localidade. Demonstra, através de um recorte histórico, como foi o processo de ocupação espacial da cidade, identifica junto a turistas e visitantes o conhecimento e o grau de interesse dos atrativos turísticos relacionados à permanência na cidade de Foz do Iguaçu. Afere a participação da comunidade local no processo de desenvolvimento do turismo, bem como a influência na permanência do turista e visitante, através da identificação do conhecimento e grau de interesse dos atrativos turísticos. Na pesquisa, foram utilizadas fontes de dados primários e secundários, de cunho bibliográfico e documental. A coleta de dados para a pesquisa quantitativa, ocorreu por meio de aplicação de formulários de questões com perguntas fechadas com a demanda real e com a comunidade local para correta averiguação e posterior comparação de ambas quanto ao conhecimento e o grau de interesse dos atrativos turísticos da cidade. A Associação Comercial de Foz do Iguaçu realizou em 2002 um senso de todas as empresas e funcionários que compunham a mão-de-obra trabalhadora desta localidade. Dentre os dados obtidos, resumidamente tem-se que a cidade se caracteriza primordialmente por empresas do setor terciário, representado por 95,1% do total, seguido de 59,9% dos funcionários envolvidos diretamente na prestação de serviços. Ressalta-se que a pesquisa coloca como líderes no setor comercial lanchonetes e similares, os quais em parte estão totalmente ligadas ao setor turístico.

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