Destinos Turísticos: discursos sobre fatores determinantes da atratividade
Autor: Érika Gisele Lotz
Instituição: Universidade do Vale do Itajaí
Nome do Curso: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Orientador:
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, sobre a caracterização dos discursos de turistas sobre os fatores determinantes de atratividade (valor, motivação, percepção e conhecimento) dos destinos turísticos. Identifica se o conceito de valor agregado intangível está associado à percepção do turista quando escolhe um destino turístico, verifica nos discursos dos turistas as motivações e valores que consideram determinantes para que escolham um destino turístico e avalia como utilizar o conhecimento dos significados e valores do turista como instrumento nas ações de planejamento e marketing dos destinos turísticos. Aborda as definições e classificações do turismo fazendo alusão ao crescimento da atividade e suas singularidades. Utiliza a análise de discurso como base para a interpretação dos dados da pesquisa, adaptando-a da metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Conclui apresentando as questões norteadoras da pesquisa e as sugestões para que se possa aprimorar a oferta turística das destinações, tendo em vista a ótica dos informantes aliada ao estudo acadêmico.
Redes Sociais