Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Dissertações > O Processo de Construção da Imagem Turística do Amazonas na Percepção dos Turistas Internacionais - 2004
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>Anis Mary Freitas de Souza Pires - <b>Instituição: </b>Universidade Federal de Minas Gerais

O Processo de Construção da Imagem Turística do Amazonas na Percepção dos Turistas Internacionais - 2004

Autor: Anis Mary Freitas de Souza Pires

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais

Nome do Curso: Administração

Orientador: Francisco Vidal Barbosa

Banca Examinadora: Francisco Vidal Barbosa; Hubert Drouvot; José Edson Lara; Maria do Carmo de Souza Reis

Biblioteca Depositária:

Resumo:

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a percepção dos turistas estrangeiros em relação à imagem do turismo do Estado do Amazonas apresentada ao exterior. As variáveis de investigação estão voltadas para o posicionamento, a comunicação e à imagem, pois existe uma série de fatores determinantes em relação a percepções apresentadas pelos turistas. Neste prisma serão verificados a faixa de idade, País de origem, os meios de comunicação que influenciaram na escolha do destino. Com a Intenção de identificar a correlação entre a imagem e a comunicação, analisou-se como a imagem vem sendo comunicada pelo trade local quanto ao posicionamento do Amazonas, por meio de eventos, mídia, promoções e estratégias adotadas para promover o Estado no exterior. As conclusões alcançadas neste trabalho nos permitiu a constatação de que a imagem do turismo no Estado apresenta como aspectos favorável seu principal atrativo que se encontra na sua beleza natural; como aspecto negativo consiste na falta de direcionamento, para ajudar na formação de uma imagem adequada do Estado. Portanto será necessário implantar estratégias competitivas para posicionar o turismo do Estado do Amazonas, como forma de afirmar sua imagem no exterior. Palavras - chave: Imagem, Turismo, Comunicação

Fim do conteúdo da página