A pesquisa e a interdisciplinaridade no ensino superior: uma experiência no curso de turismo
Autor: Ada de Freitas Maneti Denker
Instituição: Universidade de São Paulo
Nome do Curso: Doutorado em Ciências da Comunicação
Orientador: Profa. Dra. Sidinéia Gomes Freitas
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Estudo do desenvolvimento de práticas interdisciplinares com aplicabilidade em cursos de graduação, tomando por base a análise do processo de implantação do Trabalho de Análise Interdisciplinar, T.A.I., em um curso de turismo em São Paulo. Reflete sobre as conseqüências causadas pelo paradigma mecanicista no pensamento moderno e que são reproduzidas nas estruturas sociais e no ensino. Analisa o potencial da prática pedagógica interdisciplinar em contribuir para a superação da fragmentação das disciplinas que compõem as grades curriculares dos cursos de graduação. Emprega a metodologia da pesquisa-ação com registro sistemático de todas as ocorrências havidas durante as seguintes etapas do projeto: preliminar, de implantação, experimentação e consolidação. Apresenta informações que permitem avaliar as possibilidades de aplicação a outros contextos com base no relato e descrição de todas as fases da experiência realizada. Avalia a abordagem interdisciplinar como elemento importante na criação das competências exigidas pelo mundo globalizado e a sociedade pós-industrial e apresenta, em anexo, modelos dos projetos desenvolvidos para o curso de turismo em cada uma das fases.
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