Análise estratégica na gestão de empresas hoteleiras: proposição de um modelo
Autor: Benny Kramer Costa
Instituição: Universidade de São Paulo
Nome do Curso: Doutorado em Economia
Orientador: Prof. Dr. Adalberto Américo Fischmann
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Trata da análise estratégica na gestão de empresas hoteleiras, sediadas na cidade de São Paulo, especificamente hotéis de quatro ou cinco estrelas. Elabora um modelo teórico-conceitual, submetendo-o à apreciação dos dirigentes dos mesmos. Realiza pesquisa de campo em duas etapas: a primeira junto a vinte dirigentes empresariais, por meio de um questionário verificando aspectos como o uso de planejamento estratégico, a realização de análise situacional ou diagnóstico estratégico, a descrição do processo de análise estratégica e as suas experiências vivenciadas; a segunda, junto a sete empresas que participaram da primeira etapa, por meio de entrevistas pessoais com executivos dessas organizações, testando a consistência do modelo preliminar, em termos de sua utilização, da importância atribuída pelo respondente e da sua disposição em usá-la. Conclui que o modelo proposto possui adequabilidade e similaridade com o modelo preliminar, destacando-se como diferencial à integração e combinação entre os diversos agentes existentes no ambiente externo.
Redes Sociais