A Cognição dos Signos na Usabilidade das Homepages do Setor de Turismo - 2005
Autor: José Palandi Júnior
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Nome do Curso: Comunicação
Orientador: Sérgio Bairon Blanco Sant'anna
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
O objeto principal deste estudo é apresentar o quanto o modelo atual de comunicação por meio das homepages construídas pelas empresas de turismo cria simultaneamente elementos facilitadores e problemáticos para o usuário de internet, explorando assim o conceito de Usabilidade. Como alicerce para tal estudo encontra-se intrínseca a teoria dos signos e sua relação cognitiva. A definição desse tema que cria um matiz entre semiótica, usabilidade e turismo foi devido a uma escolha apaixonante do autor, que fomenta tal inter-relação desde que iniciou seu projeto de doutorado. Indiscutivelmente esses modelos de comunicações hipermidiáticas influenciam e podem interferir nos resultados positivos ou negativos das organizações que os veiculam, dependendo de como foram construídos, desenvolvidos e disponibilizados na rede mundial de computadores. A homepage de uma organização é o portal de entrada virtual do seu target (KALAKOTA et al, 2002: p. 96); sendo assim, é fundamental que seja de fácil navegação. Serão apresentadas pesquisas de usabilidade de alguns sites do setor de turismo, e haverá exposição de pontos fortes e fracos mediante a relação da teoria dos signos e do conceito de usabilidade. Possíveis recomendações farão parte desse estudo. Palavras-chave: Comunicação; Homepage; Signo; Site; Turismo; Usabilidade ; Sites da Web; Sinais e Símbolos
Redes Sociais