A Administração Estratégica em Empresas Prestadoras de Serviços em Eventos - o Caso do Goiânia Convention & Visitors Bureau - 2003
Autor: Celene Fildelis Frias Ferreira
Instituição: Centro Universitário de Franca
Nome do Curso: Administração
Orientador: Teresinha Covas Lisboa
Banca Examinadora: Jorge Luis Cammarano Gonzalez; Maria Zita Figueiredo Gera e
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Este trabalho discorre sobre a administração estratégica, abordando a sua aplicabilidade no setor de serviços especialmente em organizações ligadas ao segmento eventos. Pela vinculação que eventos tem com as áreas profissionais de turismo, marketing e relações públicas, alguns conceitos foram anunciados na finalidade de demonstrar o quanto a formação profissional influencia no desenvolvimento de competências e habilidades específicas, o que vem refletindo na maneira como os eventos são concebidos, planejados, organizados, e conduzidos visando atender os mais diversos objetivos. Com o intuito de colaborar para a explicação do processo da administração estratégica, este trabalho tratou de apresentar um histórico das teorias administrativas, destacando a administração estratégica, evidenciando o seu processo e dando ênfase ao planejamento estratégico, atividade administrativa que permite à organização estabelecer a melhor direção a ser seguida, através de uma maior interação com o ambiente. A atividade de eventos tem tido significativo crescimento em Goiânia, graças também às ações do Goiânia Convention & Visitors Bureau (GC&VB), entidade sem fins lucrativos que tem como finalidade promover a cidade de Goiânia como destino turístico. Para isso, a instituição vem privilegiando, como sua principal estratégia, a captação de eventos para a localidade. O tema escolhido para esta dissertação possui características que a tornam relevantes para o atual contexto, tanto em relação à teoria quanto à prática. A relevância teórica reside no fato de se tratar a administração com um enfoque moderno, procurando despertar atenção para a aplicabilidade da administração estratégica no setor de serviços em eventos, criando uma sinergia entre métodos, teorias e técnicas que antes se encontravam isolados. Com relação à relevância prática da pesquisa - conduzida com fim exploratório por meio da realização de um estudo de caso do Goiânia Convention & Visitors Bureau -, esta reside no fato de, por estar a atividade de eventos diretamente inter-relacionada com o turismo, uma atividade extremamente sazonal, as organizações prestadoras de serviços em eventos lidam com um ambiente mutável e fortemente influenciado pelas variáveis ambientais. Para se manterem competitivas por longo prazo, essas organizações precisam despertar interesse para a necessidade de desenvolverem métodos gerenciais e processos operacionais que possam favorecê-las a se adaptar a mudanças rápidas, o que pode ser possível pela aplicação de uma gestão estratégica. Palavras - chave: Administração de Empresas; Planejamento Estratégico; Eventos
Redes Sociais