Promoção no Turismo: Alavancando Importante Fonte de Receita para Localidades - 2006
Autor: Mauro Pisaneschi Azevedo
Instituição: Universidade Prebiteriana Mackenzie
Nome do Curso: Administração de Empresas
Orientador: George Bedinelli Rossi
Banca Examinadora: Ana Akemi Ikeda
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Localidades passam por ciclos de fraquezas econômicas, avaliadas por perda da população, alto índice de desemprego, perda de arrecadação e de investimentos. As localidades são avaliadas considerando-se dimensões como onde iniciar ou sediar um negócio, criar uma família, passar as férias, realizar uma convenção, nível de qualidade de vida, charme, cultura, ambientação, etc. Um quadro favorável pode ser alcançado explorando-se suas atrações turísticas e isto pode gerar aumento das receitas na forma de impostos. Este trabalho destinou-se a estudar a questão e o problema de pesquisa consistiu em avaliar se a promoção contribuiu para fazer do turismo uma importante fonte de receita para uma localidade. Os principais conceitos teóricos deste trabalho são o turismo, a promoção e a visitabilidade. Como objetivo geral buscou-se entender como a promoção afeta o turismo e os impactos o turismo acarreta na geração de riqueza. Foram utilizadas variáveis dependentes e intervenientes que influenciam a atividade do turismo através de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários semi-estruturados aos indivíduos chave da localidade no setor de turismo. As análises efetuadas permitiram concluir que a promoção influencia positivamente para o aumento da demanda turística e este aumento contribui para incremento das receitas da localidade. Palavras - chave: Turismo, Promoção, Visitabilidade
Redes Sociais