As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano
Autor: Jorge Aruca Miranda
Instituição: Universidade de São Paulo
Nome do Curso: Mestrado em Economia
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cortez Campomar
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Pesquisa exploratória sobre a evolução do conceito de marketing e sua aplicação no setor turístico, especificamente em agências de viagens. Destaca a evolução do conceito de marketing e do turismo. Identifica as atividades de marketing aplicadas nas agências de viagens que comercializam o produto turístico cubano. Constata que o grau de autonomia sobre os recursos materiais e humanos exercem grande influência no gerenciamento de marketing, particularmente no caso de empresas de capital misto (Cuba/Brasil). Por outro lado, as empresas 100% brasileiras, apesar da autonomia e maior agilidade para reagir às mudanças ambientais, enfrentam certa dificuldade no que diz respeito à disponibilidade de capital para investir na divulgação e comercialização do produto turístico cubano. Conclui que as empresas desenvolvem determinadas atividades de marketing, porém não exploram todo o leque de práticas existentes.
Redes Sociais