Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Dissertações > As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>Jorge Aruca Miranda - <b>Instituição: </b>Universidade de São Paulo

As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano

Autor: Jorge Aruca Miranda

Instituição: Universidade de São Paulo

Nome do Curso: Mestrado em Economia

Orientador: Prof. Dr. Marcos Cortez Campomar

Banca Examinadora:

Biblioteca Depositária:

Resumo:

Pesquisa exploratória sobre a evolução do conceito de marketing e sua aplicação no setor turístico, especificamente em agências de viagens. Destaca a evolução do conceito de marketing e do turismo. Identifica as atividades de marketing aplicadas nas agências de viagens que comercializam o produto turístico cubano. Constata que o grau de autonomia sobre os recursos materiais e humanos exercem grande influência no gerenciamento de marketing, particularmente no caso de empresas de capital misto (Cuba/Brasil). Por outro lado, as empresas 100% brasileiras, apesar da autonomia e maior agilidade para reagir às mudanças ambientais, enfrentam certa dificuldade no que diz respeito à disponibilidade de capital para investir na divulgação e comercialização do produto turístico cubano. Conclui que as empresas desenvolvem determinadas atividades de marketing, porém não exploram todo o leque de práticas existentes.

 

Fim do conteúdo da página