Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Dissertações > Avaliação do Investimento Público Brasileiro em Marketing no Desenvolvimento do Turismo: Uma Análise do Impacto da Divulgação na Europa
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>João Francisco Rodrigues - <b>Instituição: </b>Universidade Católica de Brasília

Avaliação do Investimento Público Brasileiro em Marketing no Desenvolvimento do Turismo: Uma Análise do Impacto da Divulgação na Europa

Autor: João Francisco Rodrigues

Instituição: Universidade Católica de Brasília

Nome do Curso: Economia

Orientador: Adelaide dos Santos Figueiredo

Banca Examinadora:

Biblioteca Depositária:

Resumo:

A crescente importância do turismo na geração de renda, empregos (diretos e indiretos), divisas e impostos para o Brasil foi a motivação para a realização da pesquisa. Como objetivo primordial, o trabalho procurou demostrar como um incremento no gasto em Marketing num mercado-alvo poderia proporcionar um acréscimo na entrada de turistas no pais. Assim , como procedimento inicial, foram discutidas as condições de atividade, no que tange às vantagens comparativas brasileiras, tendo como embasamento teórico o "diamante de Porter". Essa analise levou à constatação de que o fomento ao turismo é viável, no entanto ele deve privilegiar atividades voltadas a divulgação das potencialidades do Brasil. Constatou-se também que o turista europeu representa o maior gasto per capita no mercado brasileiro. Observou-se ainda que em boa medida, o gasto em marketing de divulgação efetuado pela EMBRATUR, tem sido prioritariamente voltado para o Mercosul. Sendo assim o mercado europeu foi definido como estratégico para a analise e investimento

Fim do conteúdo da página