Avaliação do Investimento Público Brasileiro em Marketing no Desenvolvimento do Turismo: Uma Análise do Impacto da Divulgação na Europa
Autor: João Francisco Rodrigues
Instituição: Universidade Católica de Brasília
Nome do Curso: Economia
Orientador: Adelaide dos Santos Figueiredo
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
A crescente importância do turismo na geração de renda, empregos (diretos e indiretos), divisas e impostos para o Brasil foi a motivação para a realização da pesquisa. Como objetivo primordial, o trabalho procurou demostrar como um incremento no gasto em Marketing num mercado-alvo poderia proporcionar um acréscimo na entrada de turistas no pais. Assim , como procedimento inicial, foram discutidas as condições de atividade, no que tange às vantagens comparativas brasileiras, tendo como embasamento teórico o "diamante de Porter". Essa analise levou à constatação de que o fomento ao turismo é viável, no entanto ele deve privilegiar atividades voltadas a divulgação das potencialidades do Brasil. Constatou-se também que o turista europeu representa o maior gasto per capita no mercado brasileiro. Observou-se ainda que em boa medida, o gasto em marketing de divulgação efetuado pela EMBRATUR, tem sido prioritariamente voltado para o Mercosul. Sendo assim o mercado europeu foi definido como estratégico para a analise e investimento
Redes Sociais