Em busca de uma imagem. O discurso a respeito do Brasil em reportagens de turismo da Itália
Autor: Rosana Begnami V. de Sá
Instituição: Universidade de São Paulo
Nome do Curso: Mestrado em Ciências da Comunicação
Orientador: Prof. Dr. Mário Jorge Pires
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Reflete sobre a imagem do Brasil no exterior, considerando-a uma das variáveis que influenciam os fluxos turísticos em direção ao país. Fundamenta-se nos dispositivos teóricos da análise do discurso, bem como em conceitos elaborados pelos estudos de comunicação, linguagem e processos de conhecimento, formação da identidade nacional, processos históricos e antropologia. O corpus da pesquisa é composto por artigos ou reportagens publicadas na principal revista especializada de turismo italiana (Tutto Turismo), além de material variado como publicidade, folhetos promocionais e notícias a respeito do Brasil, os quais servem de contraponto ao discurso jornalístico especializado. Adota, para fins de análise, dois termos em oposição: imagem atrativa e imagem repulsiva. Os resultados apontam para uma imagem altamente estereotipada, decorrente de processos de conhecimento que se processaram desde o Descobrimento do Brasil, no qual concorreram os relatos e produções pictóricas de viajantes e cientistas que estiveram no país, os períodos de grandes mudanças sociais do século XIX, a formação da identidade nacional e a projeção da cultura popular reinterpretada pelo Estado Novo.
Redes Sociais