Aspects of the image of Santa Catarina in travel advertisements: a critical discourse analysis
Autor: Cláudia Gonçalves Soares
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Nome do Curso: Mestrado em Letras
Orientador:
Banca Examinadora: Prof. Dr. José Luiz Meurer
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Aborda, através da análise crítica do discurso, vinte textos de propaganda turística em língua inglesa, distribuídos pelo órgão oficial de turismo de Santa Catarina (Santur) em duas gestões consecutivas (1991-1994 e 1995-1998). Focaliza a função desses textos na representação da macro-estrutura das sociedades capitalistas. O corpus é analisado de acordo com o modelo tridimensional proposto por Fairclough: texto, prática discursiva e prática social. Três categorias incluídas nesse modelo-overlexicalização, relações de significado entre palavras e transitividade - são examinadas para a avaliação do impacto da linguagem sobre a identidade dos indivíduos em sociedade, as relações sociais e os sistemas de conhecimento e convicções. Os resultados revelam duas premissas capitalistas reproduzidas nos textos: o retrato da sociedade como uma estrutura estável e a representação de seres humanos destituídos da característica de agentes sociais. Essas premissas resultam da assimetria dos papéis sociais nas atividades de produção, das relações de exploração e da valorização do resultado final da produção em contraposição ao seu processo. Conclui que a propaganda turística serve às ideologias reinantes das sociedades capitalistas, evitando a reforma social.
Redes Sociais