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<b>Autor: </b>Patrícia Lins de Arroxelas Galvão - <b>Instituição: </b>Universidade Federal de Pernambuco

Ecoturismo e Dinâmicas Sócio - Espaciais no Vale do São Francisco - PE - 2006

Autor: Patrícia Lins de Arroxelas Galvão

Instituição: Universidade Federal de Pernambuco

Nome do Curso: Geografia

Orientador: Nilson Cortez Crocia de Barros

Banca Examinadora: Rita de Cássia da Conceição Gomes

Biblioteca Depositária:

Resumo:

O vale do São Francisco, pernambucano, situado na região semi-árida do Nordeste brasileiro, vem sofrendo grandes transformações no seu espaço, desde que se acreditou na conjugação de esforços públicos e privados em favor da economia, a fim de reverter o antigo quadro de descrédito para com esta região. Apostou-se na produção de vinhos, entre outras culturas, a partir de 1920 e, atualmente, após a consolidação do pólo vitivinícola, as atenções do governo e dos empresários estão se voltando para a estruturação do ecoturismo. A pesquisa exploratória vem examinando o nível e as características da demanda originada em lugares distantes da região do ecoturismo. Essas pesquisas identificaram as preferências e o comportamento do ecoturista que viagem longas distâncias para conhecer uma região vinícola recente no Brasil. Verificou-se que os visitante das vinícolas são mais educados e possui alto nível de instrução. Outro grupo com diferente motivação procura aprender mais sobre as técnicas empregadas na viticultura na região semi-árida. Além dessa pesquisa, uma análise foi realizada sobre as fazendas de vinho na região do Vale do São Francisco. Foi necessário explicar as definições e conceitos sobre o “ecoturismo”. De fato, muitas definições relatam as motivações e experiências de viagem. No Vale do São Francisco, esse tipo de turismo apresenta uma forma bem singular em via de consolidação. Simultaneamente, o ecoturismo também é uma forma de comportamento do consumidor, uma estratégia para desenvolver as destinações e uma oportunidade de marketing para vender os produtos diretamente aos consumidores. Pesquisas futuras poderão examinar parcerias do ecoturismo além de analisar a combinação das rotas e destinos regionais. Alguns consumidores podem descobrir o vinho através da viagem, talvez através da experiência cultural em geral ou pela visita às vinícolas. Os resultados dessa análise irá trazer algumas considerações teóricas e implicações práticas para o vinho como também para o mercado de turismo. Palavras - chave: Vinho, Viticultura, Ecoturismo, Pernambuco

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