Um olhar semiológico sobre o poder e o mito nas relações invariantes entre o carnaval e o turismo
Autor: Berenice Curtis Mércio Pereira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Nome do Curso: Mestrado em Comunicação Social
Orientador: Prof. Dr. Roberto José Ramos
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Resumo:
Análise da estrutura da linguagem do carnaval de Porto Alegre, como evento turístico, sob a ótica da Semiologia Barthesiana. Investiga a produção de sentido dos cartazes e dos sambas-enredo das Escolas campeãs das edições selecionadas, do período de 1974 a 1993. Privilegia as categorias de poder, mito, estereótipo, imaginário, cultura, cartaz, cor e turismo, através da utilização do método estruturalista, subdividindo o trabalho da seguinte forma: evolução, carnaval e turismo, como componentes de uma mesma ala; Roland Barthes, como destaque no carnaval; o cartaz - a chamada para a euforia; e samba-enredo - o arauto do carnaval. Após o enfoque dos significantes - os cartazes e as letras como plano de expressão - conclui que os aspectos invariantes apontados constituíram-se na força da linguagem da comunicação da festa tradicional estudada.
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