Diagnóstico da qualificação dos Recursos Humanos nas empresas hoteleiras de Curitiba
Autor: Desiré de Oliveira Carlos
Instituição: Universidade do Vale do Itajaí
Nome do Curso: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Orientador:
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Objetiva diagnosticar a qualificação dos Recursos Humanos nas empresas hoteleiras da cidade de Curitiba (PR). Tem como objeto de estudo a qualificação profissional nos hotéis classificados nas categorias três estrelas standard, quatro estrelas luxo e cinco estrelas luxo superior, segundo a EMBRATUR. Efetua a coleta de dados por meio de instrumento de pesquisa em forma de questionário dirigido a gerentes gerais e encarregados de recursos humanos de 34 empresas hoteleiras de Curitiba situadas nas categorias selecionadas. Traça a evolução histórica dos meios de hospedagem e suas tendências. Relata conceitos básicos de treinamento e a evolução do mesmo na empresa hoteleira. Aborda o setor de serviços, suas características e a qualificação como fator de competitividade. Conclui que as empresas hoteleiras ainda não conseguem preparar sua equipe para a excelência em serviços, principalmente por administrar de forma reativa e não proativa, o que impede o planejamento e a visão em longo prazo dos benefícios da qualificação.
Redes Sociais