Tecnologia de Comunicação e Informação e as Adequações do Mercado de Distribuição de Produtos Turísticos - 2003
Autor: Maria Valeria Bonin
Instituição: Universidade de São Paulo (USP)
Nome do Curso: Ciências da Comunicação
Orientador: Ana Akemi Ikeda
Banca Examinadora: Ana Akemi Ikeda; Beatriz Helena Gelas Lage; Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Nas últimas décadas a Tecnologia da Comunicação e Informação (TCI) tem afetado o caminho dos processos de negócios de viagens e mudado a maneira das organizações competentes atuarem no mercado cada vez mais competitivo.(Porter, 2001). O turismo e a indústria de viagens foram particularmente bastante afetados com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação, essencialmente, na maneira de distribuição dos produtos turísticos para o mercado. Como resultado, os tradicionais intermediadores deverão reorganizar seus negócios para crescerem e continuar competindo neste mercado. O desenvolvimento e a adequação da infra-estrutura tecnológica necessária às operações de capacitação de recursos humanos são essenciais para a adaptação à nova realidade. Portanto, recomenda-se que as empresas estejam atentas ao desenvolvimento tecnológico, à organização e às suas características, ou seja, à dinâmica dos mercados eletrônicos dentro de seus respectivos setores. Este estudo aborda-se a questão da classe profissional das agências de viagens e seus provedores, que, pressionados pelas forças emergentes da economia globalizada, influenciadas pela tecnologia da informação e comunicação, passam por um período de transição. A estrutura dos negócios entre os canais de distribuição é estudada para esclarecer a necessidade do reposicionamento da prestação de serviços do setor de viagens como principal desafio no atual mercado, usando a tecnologia como ferramenta geradora de eficácia para as organizações. Palavras - chave: Tecnologia da Informática, Turismo, Agências de Viagens
Redes Sociais