Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Dissertações > Tecnologia de Comunicação e Informação e as Adequações do Mercado de Distribuição de Produtos Turísticos - 2003
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>Maria Valeria Bonin - <b>Instituição: </b>Universidade de São Paulo (USP)

Tecnologia de Comunicação e Informação e as Adequações do Mercado de Distribuição de Produtos Turísticos - 2003

Autor: Maria Valeria Bonin

Instituição: Universidade de São Paulo (USP)

Nome do Curso: Ciências da Comunicação

Orientador: Ana Akemi Ikeda

Banca Examinadora: Ana Akemi Ikeda; Beatriz Helena Gelas Lage; Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz

Biblioteca Depositária:

Resumo:

Nas últimas décadas a Tecnologia da Comunicação e Informação (TCI) tem afetado o caminho dos processos de negócios de viagens e mudado a maneira das organizações competentes atuarem no mercado cada vez mais competitivo.(Porter, 2001). O turismo e a indústria de viagens foram particularmente bastante afetados com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação, essencialmente, na maneira de distribuição dos produtos turísticos para o mercado. Como resultado, os tradicionais intermediadores deverão reorganizar seus negócios para crescerem e continuar competindo neste mercado. O desenvolvimento e a adequação da infra-estrutura tecnológica necessária às operações de capacitação de recursos humanos são essenciais para a adaptação à nova realidade. Portanto, recomenda-se que as empresas estejam atentas ao desenvolvimento tecnológico, à organização e às suas características, ou seja, à dinâmica dos mercados eletrônicos dentro de seus respectivos setores. Este estudo aborda-se a questão da classe profissional das agências de viagens e seus provedores, que, pressionados pelas forças emergentes da economia globalizada, influenciadas pela tecnologia da informação e comunicação, passam por um período de transição. A estrutura dos negócios entre os canais de distribuição é estudada para esclarecer a necessidade do reposicionamento da prestação de serviços do setor de viagens como principal desafio no atual mercado, usando a tecnologia como ferramenta geradora de eficácia para as organizações. Palavras - chave: Tecnologia da Informática, Turismo, Agências de Viagens

 

Fim do conteúdo da página