A procura do paraíso no universo do turismo
Autor: Sabáh Aoun
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Nome do Curso: Mestrado em Teologia
Orientador: Prof. Dr. Fernando Torres Londono
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Pesquisa exploratória sobre dois universos aparentemente distintos entre si, o turístico e o religioso. Baseia-se na linguagem empregada pelo turismo, através da propaganda publicitária, que faz uso de palavras, conceitos e referências provenientes do universo do sagrado com o intuito de vender seus diversos produtos de consumo. Realiza pesquisa durante o período de 1994 a 1998, recolhendo, da seleção de três revistas turísticas, a utilização da palavra paraíso ou de sinônimos, em diversos âmbitos do turismo, do exclusivo ao alternativo. Apresenta como estrutura básica três capítulos: turismo e modernidade; a construção do paraíso no imaginário ocidental; e o paraíso das revistas turísticas. Conclui que o turismo vende o paraíso aqui na Terra, apoiado numa clara referência ao consagrado relato bíblico do jardim do Éden e com toda a carga simbólica que ele representa para o Ocidente, utilizando-se também, dessa forma, para poder atingir as mais diversas camadas da sociedade dando direitos a todos de usufruírem da "indústria turística" e do potencial paraíso.
Redes Sociais