Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Dissertações > Cursos Superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul - 2006
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>Carolina Figueiró Degrazia - <b>Instituição: </b>Universidade de Caxias do Sul

Cursos Superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul - 2006

Autor: Carolina Figueiró Degrazia

Instituição: Universidade de Caxias do Sul

Nome do Curso: Turismo

Orientador: Mirian Rejowski

Banca Examinadora: Susana de Araujo Gastal

Biblioteca Depositária:

Resumo:

A economia do conhecimento é caracterizada pela tecnologia da informação, pela competitividade acirrada e a valorização do conhecimento como estratégia competitiva. Tais fatores representam novas características da sociedade trazendo diversos desafios para a sustentabilidade de todas as organizações. Para a educação superior, os desafios são ainda mais evidentes. O posicionamento estratégico de mercado que os cursos de Turismo devem adotar para inserir-se nas necessidades da sociedade atual, é questão de suma importância. Esta pesquisa versa sobre este tema, se o curso superior de Turismo, objeto da pesquisa, tem suas estratégias formuladas para superar os desafios para posicionar o mesmo no mercado competitivo. Neste sentido, desenvolve-se um referencial teórico sob o enfoque da economia do conhecimento, do ambiente, estrutura e cultura organizacional, e das estratégias de posicionamento. O estudo finaliza evidenciando que o curso em estudo, mesmo aceitando as exigências da economia do conhecimento, pouco lança mão de recursos estratégicos para posicionar-se no mercado. Também são apresentadas as relações entre as pessoas e as relações burocráticas dentro do curso em que se compreende a dinâmica organizacional.

Fim do conteúdo da página