Inglês para viagens e turismo: repensando um plano de curso e materiais
Autor: Terezinha Maria Sprenger
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Nome do Curso: Mestrado em Lingüística Aplicada
Orientador: Profa. Dra. Maria Antonieta Alba Celani
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
A pesquisa avalia o plano de curso e os materiais didáticos propostos para um programa de inglês, considerando que tal programa se insere em um currículo profissionalizante, voltado para o setor de viagens e turismo. Realiza um estudo a respeito da abordagem instrumental do ensino de línguas, verificando sua adequação nesse contexto. Desenvolve uma análise de necessidades em nível global (Tarone e Yule), a fim de dispor de dados para a mencionada avaliação do plano de curso e dos materiais didáticos. Dos diferentes modelos de planos de curso examinados, aqueles baseados em tarefas foram os que apresentaram um potencial maior para atender às necessidades da situação de aprendizagem. Ao propiciar a negociação de significados, as tarefas contribuem para o desenvolvimento da capacidade de comunicação e, ao mesmo tempo, permitem que o professor atinja níveis mais altos de compreensão a respeito dos processos de aprendizagem e de comunicação. Conclui afirmando a importância dos profissionais estarem conscientes não só a respeito da análise de necessidades, mas dos diferentes elementos envolvidos no planejamento do curso, de suas inter-relações e implicações. Isto permitirá que o trabalho seja desenvolvido com mais segurança e coerência, produzindo um plano de curso e materiais didáticos compatíveis com as exigências e expectativas dos aprendizes.
Redes Sociais