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<b>Autor: </b>Ana Maria Ferreira D Alberto - <b>Instituição: </b>Universidade Regional de Blumenau

O ensino de empreendedorismo nos cursos de turismo do estado de Santa Catarina , Brasil - 2005

Autor: Ana Maria Ferreira D Alberto

Instituição: Universidade Regional de Blumenau

Nome do Curso: Turismo

Orientador: Amélia Silveira

Banca Examinadora: Marialva Tomio Dreher

Biblioteca Depositária:

Resumo:

Acentuadamente na segunda metade do século XX, as atividades ligadas aos serviços destacam-se como forma de geração de renda para as nações. O turismo, como uma atividade sócio-econômica passa a ser uma das forças transformadoras do mundo pós-industrial e, desta forma, o ensino do empreendedorismo passa a ser uma abordagem possível para se incorporar às rápidas mudanças tecnológicas e a dinâmica do mundo atual. Por meio de pesquisa exploratória com enfoques qualitativos e quantitativos, buscou-se estudar o ensino do mpreendedorismo nos cursos de graduação em turismo do estado de Santa Catarina, Brasil em instituições de ensino superior públicas e privadas procurando identificar quais cursos apresentam o enfoque do empreendedorismo em sua grade curricular. Inicialmente, identificaram-se e compararam-se as ementas das disciplinas, as bibliografias e as fases em que as mesmas são ministradas. Estudou-se, então, a necessidade da preparação de profissionais empreendedores, o empreendedorismo, conceitos, competências, características comportamentais do empreendedor, o termo turismo, tipos, diretrizes curriculares nacionais para os bacharéis em turismo e o empreendedorismo como enfoque de estudo do turismo, formando um suporte teórico e caracterizando os professores e coordenadores dos cursos de graduação em turismo, sendo estes os sujeitos sociais desta pesquisa. Utilizou-se como nstrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas. Foram pontos identificados no estudo a caracterização dos respondentes, o entendimento sobre o ensino do empreendedorismo no turismo, sua abordagem e foco, as ferramentas didáticopedagógicas utilizadas pelos docentes pesquisados, bem como, o ensino do empreendedorismo no turismo. As conclusões gerais conduzem ao entendimento para uma tendência de crescimento para o ensino do empreendedorismo nos cursos de turismo, entretanto, o mesmo apresenta-se ainda, com aspectos críticos como o de ser pouco estimulado e superficial, mas importante para fazer do turismo uma atividade com planejamento e pesquisa confiáveis e inovar na profissão de turismólogo.

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