Usos e Abusos da Mídia Exterior no Espaço Turístico de Campos do Jordão - 2006
Autor: Carmen Sílvia Cândido Pedroso Bastos
Instituição: Universidade Paulista
Nome do Curso: Comunicação
Orientador: Carla Reis Longhi
Banca Examinadora: Adolpho Carlos Françoso Queiroz , Carla Reis Longhi
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Esta dissertação tem como objeto de estudo a Mídia Exterior no espaço turístico de Campos do Jordão, delimitando a análise dos outdoors, fachadas e front-lights das empresas de telefonia celular expostos no espaço turístico na temporada de inverno de 2005. O Objetivo desta pesquisa é compreender os efeitos causados na população por este processo de transformação do espaço. Assim, temos como objetivos específicos analisar a construção do espaço turístico, entendido aqui, como espetacularizado e as conseqüências desta espetacularização para os diferentes públicos. Para este segundo objetivo, dividimos a população em três grupos de análise, constituídos pelos moradores locais, moradores temporários ( estudantes) e turistas. Desta forma, definimos esta pesquisa como exploratória e descritiva e estabelecemos como hipótese central a idéia de que esta encenação gera a construção do não –lugar. Como referenciais teóricos utilizamos Marc Auge, Edgard Morin e Suzana Gastal, entre outros. A dissertação está organizada em 3 capítulos. No primeiro será apresentado um breve histórico de Campos do Jordão, indicando o desenvolvimento do turismo, o investimento desta temporada de 2005 e a interface entre a imagem do espaço imaginado com a realidade do espaço consumido. No segundo capítulo será apresentada a mídia exterior das companhias de telefonia celular durante a temporada indicada, estabelecendo-se a análise do processo de espetacularização e a produção do não-lugar. No terceiro capítulo será apresentado o resultado da pesquisa realizada com os três grupos sociais estabelecidos em nosso corpus, comparando a maneira como estes grupos perceberam e absorveram a espetacularização do espaço. Palavras - chave: Mídia Exterior, Turismo, Não-Lugares
Redes Sociais